Filtro solar: como aplicar corretamente

Muitas pessoas afirmam que o Verão, praia, piscina e muito sol são as combinações perfeitas. Será que isto é verdade? Pode não ser, caso…

Muitas pessoas afirmam que o Verão, praia, piscina e muito sol são as combinações perfeitas. Será que isto é verdade? Pode não ser, caso o item principal para aproveitar todas as delícias desta época do ano seja esquecido: o protetor solar.

O filtro solar é um importante aliado da saúde quando chega o Verão. O FPS (fator de proteção solar) é a medida de laboratório utilizada para mostrar o quanto esse filtro irá lhe proteger. Cada número indicado na embalagem sugere o quanto o produto é eficiente contra a radiação ultravioleta UV-B, portanto quanto maior o número, maior será a eficácia. É imprescindível utilizarmos os protetores solares para manter o corpo saudável e longe de queimaduras, alergias ou até mesmo câncer de pele. Para isso, realizar a aplicação correta irá ajudar muito na hora de aproveitar os dias quentes.

Siga as recomendações

Evite o sol entre 10 e 15 horas, onde a radiação é maior. Procure aproveitar bem a manhã e os primeiros raios solares. Passe o filtro de 20 a 30 minutos antes de sair de casa, esperando por volta de 20 minutos antes de mergulhar- isso faz com que a pele absorva mais o produto e aumente sua durabilidade no corpo.

Aplique novamente o protetor em intervalos de 2 horas ou após cada mergulho, optando por um FPS mais alto nas regiões mais sensíveis como cabeça (para calvos), rosto e pescoço. Em geral, quanto mais clara a sua pele, mais sensível ela será de modo que maior deverá ser o fator.

Aplicação

Espalhe o filtro solar  em todo o corpo abundantemente, neste caso a economia não é a melhor conselheira. Caso o produto seja sob a forma de spray, também deve ser espalhado com a mão, para garantir uma distribuição mais uniforme. Não utilize outros componentes químicos como perfumes, depiladores ou clareadores de pelos junto com os protetores, pois a mistura poderá provocar uma reação fatalmente alérgica.

Lembre-se que nem sempre os produtos mais baratos ou mais caros são os melhores. Procure  pelos mais confiáveis seguindo as orientações de um dermatologista e não esqueça de escolher os  guarda-sóis de cores claras e de algodão, pois o nylon faz sombra, porém não protege da radiação solar.As cores escuras absorvem ainda mais calor e radiação, intensificando este processo e gerando malefícios.

Agora que você já sabe como aproveitar o sol, divirta-se e pegue aquele bronzeado sem prejudicar o seu corpo. Beleza e saúde, afinal das contas, andam juntas.


Top