Élida Santos 26/11/2012 Filmes

A privação da liberdade da pessoa é definida como sequestro. Esse ato criminoso pode ter uma duração longa, se estendendo por anos, meses, horas e até minutos. Tudo depende da situação e do objetivo dessa prisão. O direito de ir e vir é um dos mais valiosos garantidos aos seres humanos, sendo até motivo de punição para quem demonstra um perigo para a sociedade. Como a ficção imita a vida real, o sequestro é tema de muitos filmes. Para quem quer relembrar algumas obras da telona com esse fio condutor da história, listamos alguns filmes sobre pessoas sequestradas.

Leia mais sobre: Lista dos 10 filmes que você não pode perder nesse ano de 2009

 

Sequestros sempre são temas polêmicos de filmes (Foto: Divulgação)

Busca Implacável: sequestro em Paris

Liam Neeson interpreta um ex-agente da CIA, que durante uma viagem a Paris tem a filha sequestrada para servir a indústria de prostituição. Para evitar que algo pior aconteça com a adolescente o agente tem apenas quatro dias para encontrá-la. O sequestro nesse filme  causa uma caçada emocionante.

O Sequestro de um Herói: mais um filme francês

Stanislas Graff (Yvan Attal) é o rico presidente de uma das companhias mais influentes da França. O executivo mantém vários casos extraconjugais que vem a tona depois que ele é sequestrado dentro de sua limusine, pois a imprensa começa a investigar a vida de Graff.  Sua esposa Françoise (Anne Consigny) e suas filhas, Véronique (Sarah Messens) e Martine (Julie Kaye) acabam sendo prejudicadas pela exposição. Enquanto isso, o diretor da famosa companhia passa por torturas e corre o risco de morte caso o resgate não seja pago pelos executivos da empresa que trabalha.

O Sequestro do Metrô 1 2 3: um refém morto por minuto

Esse é um dos filmes mais emocionantes que tem como trama central um sequestro. Walter Garber (Denzel Washington) é o piloto do trêm sequestrado por um grupo de pessoas desconhecidas. O funcionário da companhia de metrô da cidade de Nova York até pouco tempo era um executivo da companhia, mas por suspeitas de suborno foi rebaixado de cargo, o que gera desconfiança diante desse sequestro repentino. A emoção do filme está baseada na ameaça dos sequestradores em eliminar uma pessoa por minuto até que a prefeitura pague o sequestro no valor de US$ 10 milhões.

Saiba mais sobre: Filmes com fama de amaldiçoados- fotos

O Preço de um Resgate: pagamento de recompensa para pegar os bandidos

A maior motivação de um sequestro é o dinheiro pago em troca da vida de uma pessoa. Em “O Preço de um Resgate”, Mel Gibson interpreta um pai milionário que vê o filho em meio a um sequestro. Desesperado e sem ter certeza de que vai conseguir ter seu filho de volta mesmo disponibilizando a fortuna para os bandidos, o protagonista vai a uma emissora de TV e oferece uma recompensa para quem ajuda-lo a encontrar o filho.

Até o cinema nacional já teve o sequestro como tema da trama (Foto: Divulgação)

“O Que É Isso, Companheiro?”: filme de sequestro nacional

Esse filme sobre sequestro foi dirigido por Bruno Barreto, tendo em seu currículo uma indicação para Oscar de melhor filme estrangeiro. A história passa em 1969 e fala de um grupo ativista que combatia a truculência do regime militar brasileiro e decide sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para usá-lo como moeda de troca e conseguir a libertação de presos políticos.

Por Favor, Matem Minha Mulher: sequestro e comédia na mesma trama

O sequestro nesse filme salva a vida da sequestrada. Danny DeVito casou-se com Bette Midler achando que a esposa herdaria uma fortuna de seu pai idoso e doente. O problema é que 15 anos depois o sogro não morreu e a mulher tornou-se insuportável. Não suportando mais conviver assim, Danny DeVito resolve assassinar a esposa, mas é surpreendido com o sequestro dela. O sequestro nesse filme causou situações muito engraçadas.

Mais filmes que tem como tema o sequestro:

– Fargo: O filme conta a história de um dono de concessionária de veículos que decide tramar o sequestro da mulher para extorquir o sogro, mas a história foge do controle de todos os envolvidos.

– Sequestro: Documentário que conta o trabalho da Divisão Anti-Sequestro da polícia de São Paulo.

– Celular, um Grito de Socorro: Nesse filme Kim Basinger interpreta a professora sequestrada que consegue ligar para um número qualquer e pedir ajuda a um estranho (Chris Evans), que decide ajudá-la.

– O Sequestro de Patty Hearst: Esse filme fala sobre o sequestro que aconteceu em 1974 da herdeira do jornalístico Hearst, que depois de dois meses de tortura acabou se unindo aos sequestradores a um assalto a banco.

 

Outros artigos

As espécies mais dóceis de peixes

15/04/2013

As espécies mais dóceis de peixes

Os peixes sem dúvidas são animais muito especiais. Como eles vivem em ambiente aquático, muitas vezes ficamos longe da grande variedade existente, ao passo que nos d...