Filmes que falam sobre racismo

Filmes que falam sobre racismo

O racismo é um dos piores tipos de preconceitos existentes. Apesar da situação já ter melhorado muito, e do preconceito já ter diminuído bastante,…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

O racismo é um dos piores tipos de preconceitos existentes. Apesar da situação já ter melhorado muito, e do preconceito já ter diminuído bastante, muitas vezes ainda nos deparamos com situações em que pessoas negras são inferiorizadas por sua descendência e cor.

Conheça alguns filmes que falam sobre racismo e que nos abrem os olhos, mostrando que todos somos iguais:

À Espera de Um Milagre (Foto: Divulgação)

À Espera de Um Milagre

O longa se passa no ano de 1935 e mostra a vida de John Coffey, papel de Michael Clarke Duncan, um homem que está no corredor da morte de uma prisão sulista, nos Estados Unidos. John, apesar de ter cometido crimes, John possui um verdadeiro dom, algo mágico e totalmente milagroso, o que faz com que ele se aproxime de Paul Edgecomb, personagem de Tom Hanks, o chefe de guarda da prisão.

Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer

Crash – No Limite (Foto: Divulgação)

Crash – No Limite

O filme Crash -No Limite, narra a história de várias pessoas, que ao final, acabam se interligando de maneira totalmente inesperada. São eles um casal de norte-americanos, um homem persa, dono de um comércio, dois policiais, dois amantes latinos, um homem negro e sua esposa e um casal de meia idade coreano.

Todos estes personagens envolvidos na história vivem na cidade de Los Angeles, e juntas, acabam passando por um grave acidente, que mostrará que ninguém é melhor do que ninguém por sua cor, raça ou classe social. A trama faz uma complexa análise do preconceito racial existente nos EUA e por isso, foi o vencedor do Oscar de 2006.

Mandela – Luta Pela Liberdade (Foto: Divulgação)

Mandela – Luta Pela Liberdade

O filme que trata sobre o racismo, retrata a história de James Gregory, papel de Joseph Fiennes, um homem branco, sul-africano, que vê os negros, grande maioria de seu país, como pessoas inferiores, assim como quase todos os outros brancos os viam, na década de 60, época em que ocorria o Apartheid.

James atua como carcereiro e também espião do governo, tendo a missão de repassar informações sobre Nelson Mandela, personagem de Dennis Haysbert, para o serviço de inteligência do governo, que tinha a intenção de repreender aqueles que fossem contra o Apartheid.

Apesar de inicialmente enxergar Mandela como seu inimigo, com o passar do tempo, pela proximidade, eles acabam criando um forte laço de amizade, o que muda a visão que James possui dos negros, transformando- em um dos defensores dos direitos das pessoas negras na África do Sul.

Famosos que já sofreram com racismo: fotos

 

 

 

 

Top