Filmes que falam sobre motivação: dicas

Muitas vezes, a motivação para realizar um sonho ou, simplesmente, continuar vivendo o dia a dia desaparece. Estamos cansados, desanimados e sem esperança. Então,…

Por Editorial MDT em 23/10/2012

Muitas vezes, a motivação para realizar um sonho ou, simplesmente, continuar vivendo o dia a dia desaparece. Estamos cansados, desanimados e sem esperança. Então, alguém indica leituras ou filmes e, quando decidimos seguir os conselhos, percebemos que ganhamos um importante presente, com belas histórias de ideais e superação de obstáculos. Nossas forças, então, são retomadas e estamos prontos para a próxima. Como a vida tem sido muito difícil para todos, o Mundo das Tribos selecionou algumas dicas de filmes que falam sobre motivação. Prepare aquela pipoquinha e aproveite os momentos de folga para se emocionar e se inspirar.

Cena do filme "Escritores da liberdade" (Foto: Divulgação)

Em nome do pai (In the name of God, 1993)

Gerry e Giuseppe Conlon - "Em nome do pai" (Foto: Divulgação)

A produção irlandesa e britânica, dirigida por Jim Sheridan, conta a história real de Gerry Conlon e seu pai, Giseppe Conlon. Gerry (interpretado pelo genial Daniel Day-Lewis) e mais 3 amigos são condenados à prisão, como responsáveis por um atentado à bomba, do IRA, em 1974, que explodiu um pub inglês, na cidade de Guilford, próximo a Londres. Devido à inocência dos garotos, o pai de Gerry tenta ajudá-los, mas acaba sendo condenado e preso, junto ao filho. A relação entre os dois irá mudar, para sempre, após tal experiência. Pai e filho, que não se entendiam, acabam se aproximando, enquanto lutam para provar sua inocência, com a ajuda da advogada Gareth Peirce. A prisão injusta dos jovens causou comoção mundial, à época. Foi considerada o maior erro da história da polícia britânica. In the name of God foi baseado no livro autobiográfico de Gerry Conlon, Proved Innocent.

Vermelho como o céu (Rosso come il Cielo, 2006)

Mirco (de azul) e os outros garotos, deficientes visuais - "Vermelho como o céu" (Foto: Divulgação)

Após um acidente, envolvendo uma arma, o garoto Mirco (Luca Capriotti), com apenas 10 anos, perde a visão. A história real italiana se passa nos anos 70, quando não havia escolas realmente preparadas para crianças deficientes. O pequeno Mirco, que era amante do cinema (especialmente da sonoplastia), acaba sendo enviado a um colégio para garotos cegos, distante de sua família. Lá, a rotina não era nem um pouco inspiradora, tampouco adequada ao reconhecimento e incentivo do talento de cada criança. O filme conta a motivação do garoto, ajudado por um professor padre, quando começa a inventar histórias sonoras, utilizando um gravador velho. O pano de fundo fica por conta da escola conservadora e a diferença entre ela o professor progressista, que ajudou Mirco e os colegas. O garoto se tornou o maior sonoplasta do cinema italiano.

Dicas de outros filmes sobre motivação

Além destes, existem muitos outros filmes que falam de motivação, famosos na história do cinema. Dentre eles, estão Escritores da liberdade, Homens de honra, Uma mente brilhante, Meu pé esquerdo, Um sonho de liberdade, Menina de ouro e muito mais. Para receber uma injeção de ânimo, siga as dicas acima e faça uma sessão-pipoca, com os amigos ou a família.

Cena do filme "Homens de honra" (Foto: Divulgação)

Veja outras manifestações de otimismo: Mensagens de otimismo com foto para facebook

Confira as dicas de filmes com histórias de amor: Dicas de filmes de comédia romântica

Top