Filmes que falam sobre a ditadura militar

PUBLICIDADE

O assunto político sempre foi, para muitas pessoas, algo chato de se aprender e discutir. Principalmente nas escolas, os alunos sempre torcem o nariz, na hora da aula de história. Porém, para que possamos compreender a nossa vida, tal como ela é, é preciso que entendamos o passado de nosso país. Para isso, entender os fatos políticos é imprescindível. O período do regime militar do Brasil, que foi entre os anos de 1964 a 1985, deixou marcas indeléveis, na vida de muitas pessoas. Foi uma época de total repressão à liberdade dos brasileiros. Com o surgimento de grupos de resistência, muitos cidadãos foram presos, torturados, exilados e mortos, pelo governo militar. Vale a pena entender melhor esse período de nossa história, assistindo a filmes que falam sobre a ditadura militar. Trata-se não apenas de puro entretenimento, mas também de uma forma de compreender melhor os fatos, sob diferentes óticas.

"O ano em que meus pais saíram de férias" (Foto:Divulgação)

O ano em que meus pais saíram de férias (2006)

Indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro, em 2007, este drama brasileiro conta a história de Mauro, um garoto de 12 anos de idade que é separado de seus pais, no ano de 1970, por conta da repressão militar. Para que o menino entendesse, foi dito a ele que seus pais (que fugiram, por serem militantes esquerdistas) saíram, repentinamente, de férias. Mauro, então, deveria ficar com o avô paterno, mas este falece, no mesmo dia em que o menino chega à sua casa. Ele fica, então, sob os cuidados de um vizinho solitário – Shlomo -, que é um velho judeu. O filme conta a história da ditadura do Brasil, por meio da vida de uma criança. Seu diretor e roteirista, Cao Hamburguer, também é conhecido por inúmeros outros trabalhos, envolvendo crianças, como o programa Castelo Ra Tim Bum.

"O que é isso, companheiro?" (Foto: Divulgação)

O que é isso, companheiro? (1997)

Dirigido por Bruno Barreto e parcialmente baseado no livro de Fernando Gabeira, esta produção está entre os filmes que falam de sequestros. Integrantes dos grupos de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional sequestram o embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, no Brasil, em 1969. O sequestro exigia, em troca, a libertação de alguns de seus companheiros, presos pelo governo militar.

PUBLICIDADE

Hércules 56 (2006)

Trata-se de um filme-documentário, que mostra os mesmos acontecimentos de “O que é isso, companheiro?”. Os companheiros libertados foram levados para o México, num avião chamado Hércules 56, da FAB. O documentário traz sobreviventes da época, discutindo as causas e consequências do fato.

"Hércules 56" (Foto: Divulgação)

Outros filmes que falam da ditadura militar

“Pra frente, Brasil” (1982), “Cabra marcado para morrer” (1985), “Araguaya – Conspiração do Silêncio” (2004), “Cabra-Cega” (2004), “Quase dois irmãos” (2004), “Zuzu Angel” (2006), “Batismo de sangue” (2006).

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.