Filmes polêmicos que foram proibidos em outros países

Alguns filmes chegam aos cinemas abordando temas polêmicos, que normalmente não agradam um público mais conservador. A censura acaba, então, impedindo que grandes produções…

Por Isabella Moretti em 14/01/2013

Alguns filmes chegam aos cinemas abordando temas polêmicos, que normalmente não agradam um público mais conservador. A censura acaba, então, impedindo que grandes produções sejam exibidas em determinados países.

O Segredo de Brokeback Mountain. (Foto:Divulgação)

Um filme pode acabar sendo barrado em um país estrangeiro por vários motivos, sobretudo as razões políticas e religiosas. Entre os temas que causaram a proibição de longas-metragens, vale ressaltar: consumo de drogas, exorcismo, homossexualidade, cenas de sexo, perversão sexual, contestações religiosas e excesso de violência.

Saiba mais: 10 filmes mais polêmicos de todos os tempos

Filmes que já foram censurados

Para alguns países, o cinema não é um lugar para se superar tabus. Veja a seguir os filmes polêmicos que já foram proibidos em outros países:

O Segredo de Brokeback Mountain
‘O Segredo de Brokeback Mountain’ narra a história de amor entre dois cowboys que vivem na Região Oeste dos Estados Unidos. Apesar de ter faturado vários prêmios e recebido elogios da crítica, o filme não pôde ser exibido na China em 2006.

Memórias de uma Gueixa
A censura na China é mesmo muito rigorosa e adora barrar filmes estrangeiros. O país não aceitou que ‘Memórias de uma Gueixa’ fosse exibido nos cinemas, alegando ser ofensivo para a sociedade chinesa. O longa-metragem foi baseado no romance literário de Arthur Golden.

O Tambor
O filme alemão, lançado em 1976, conta a história de um menino que resolve parar de envelhecer. A produção, aparentemente inocente, sofreu censura em vários países, como Itália, Irlanda, Inglaterra, África do Sul, Singapura e até mesmo o liberal Canadá.

Laranja Mecânica. (Foto:Divulgação)

Laranja Mecânica
O filme Laranja Mecânica, de 1971, procura retratar a Grã-Bretanha futurista, com foco numa gangue de rapazes que perambula pela noite a procura de vítimas para espancar e estuprar. Apesar de ser considerado um clássico, na época do seu lançamento o filme foi banido em vários países, como Irlanda, Malásia, Cingapura, Argentina, Brasil, Chile e Coreia do Sul.

Borat
Neste filme, Sacha Baron Cohen interpreta um jornalista do Cazaquistão que viaja pelos Estados Unidos entrevistando pessoas. Por causa de atitudes ofensivas, o longa-metragem foi barrado em países como Burma, China, Irã, Malásia, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes e, claro, Cazaquistão.

Caligula
Caligola, um filme de 1979, narra à história da ascensão e queda do imperador romano Gaius Caesar Germanicus. O longa-metragem acabou sendo proibido no Brasil e em vários países da Europa por causa das suas cenas fortes, como sexo explícito, flagelação e sadomasoquismo.

A Paixão de Cristo. (Foto:Divulgação)

A Paixão de Cristo
O filme ‘A Paixão de Cristo’, de Mel Gibson, criou polêmica em todo o mundo ao retratar a história de Jesus com realismo e violência. Por causa das suas cenas fortes, o longa-metragem acabou sendo banido em vários países, principalmente no Oriente Médio.

Veja também: Filmes com o maior número de sequências

Top