Filmes polêmicos que foram proibidos em outros países

Filmes polêmicos que foram proibidos em outros países

Alguns filmes chegam aos cinemas abordando temas polêmicos, que normalmente não agradam um público mais conservador. A censura acaba, então, impedindo que grandes produções…

Por Isabella Moretti em 14/01/2013

Alguns filmes chegam aos cinemas abordando temas polêmicos, que normalmente não agradam um público mais conservador. A censura acaba, então, impedindo que grandes produções sejam exibidas em determinados países.

O Segredo de Brokeback Mountain. (Foto:Divulgação)

Um filme pode acabar sendo barrado em um país estrangeiro por vários motivos, sobretudo as razões políticas e religiosas. Entre os temas que causaram a proibição de longas-metragens, vale ressaltar: consumo de drogas, exorcismo, homossexualidade, cenas de sexo, perversão sexual, contestações religiosas e excesso de violência.

Saiba mais: 10 filmes mais polêmicos de todos os tempos

Filmes que já foram censurados

Para alguns países, o cinema não é um lugar para se superar tabus. Veja a seguir os filmes polêmicos que já foram proibidos em outros países:

O Segredo de Brokeback Mountain
‘O Segredo de Brokeback Mountain’ narra a história de amor entre dois cowboys que vivem na Região Oeste dos Estados Unidos. Apesar de ter faturado vários prêmios e recebido elogios da crítica, o filme não pôde ser exibido na China em 2006.

Memórias de uma Gueixa
A censura na China é mesmo muito rigorosa e adora barrar filmes estrangeiros. O país não aceitou que ‘Memórias de uma Gueixa’ fosse exibido nos cinemas, alegando ser ofensivo para a sociedade chinesa. O longa-metragem foi baseado no romance literário de Arthur Golden.

O Tambor
O filme alemão, lançado em 1976, conta a história de um menino que resolve parar de envelhecer. A produção, aparentemente inocente, sofreu censura em vários países, como Itália, Irlanda, Inglaterra, África do Sul, Singapura e até mesmo o liberal Canadá.

Laranja Mecânica. (Foto:Divulgação)

Laranja Mecânica
O filme Laranja Mecânica, de 1971, procura retratar a Grã-Bretanha futurista, com foco numa gangue de rapazes que perambula pela noite a procura de vítimas para espancar e estuprar. Apesar de ser considerado um clássico, na época do seu lançamento o filme foi banido em vários países, como Irlanda, Malásia, Cingapura, Argentina, Brasil, Chile e Coreia do Sul.

Borat
Neste filme, Sacha Baron Cohen interpreta um jornalista do Cazaquistão que viaja pelos Estados Unidos entrevistando pessoas. Por causa de atitudes ofensivas, o longa-metragem foi barrado em países como Burma, China, Irã, Malásia, Rússia, Cingapura, Emirados Árabes e, claro, Cazaquistão.

Caligula
Caligola, um filme de 1979, narra à história da ascensão e queda do imperador romano Gaius Caesar Germanicus. O longa-metragem acabou sendo proibido no Brasil e em vários países da Europa por causa das suas cenas fortes, como sexo explícito, flagelação e sadomasoquismo.

A Paixão de Cristo. (Foto:Divulgação)

A Paixão de Cristo
O filme ‘A Paixão de Cristo’, de Mel Gibson, criou polêmica em todo o mundo ao retratar a história de Jesus com realismo e violência. Por causa das suas cenas fortes, o longa-metragem acabou sendo banido em vários países, principalmente no Oriente Médio.

Veja também: Filmes com o maior número de sequências

Top