Filmes inspirados em tiras de jornal

As tirinhas de jornal são conhecidas por contar histórias rápidas e divertidas. Os desenhos e os balõezinhos com as falas dos personagens são colocados em um espaço de entretenimento do periódico, normalmente em quadrinhos verticais ou horizontais.

Dennis, o Pimentinha. (Foto:Divulgação)

As tiras de jornal andam meio esquecidas, mas na verdade elas já serviram de inspiração para vários filmes de sucesso. Assim, os leitores tiveram a oportunidade de ver os personagens, que antes se limitavam aos quadrinhos, na tela do cinema.

As tiras de jornal que viraram filmes

Confira a seguir os filmes inspirados em tiras de jornal:

Dennis, o Pimentinha
“Dennis, o Pimentinha” conta a história de um garoto hiperativo e travesso que adora acabar com a tranquilidade do vizinho, o Sr.Wilson. Primeiro a tirinha virou desenho animado para a TV e depois ganhou uma adaptação para o cinema com Walter Matthau no elenco.

A Turma do Charlie Brown
“A Turma do Charlie Brown” foi criada por Charles Schulz em 1950. Em mais de 50 anos de história, Charlie Brown, Snoopy e sua turma estrelaram 18 mil tiras. A história ganhou alguns filmes, como a Aventura em um Acampamento, lançado em 1977.

Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll
O colunista brasileiro Angeli criou a série “Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” em 1973, inspirado no festival de música que aconteceu em 1969 e se tornou um ícone da cultura hippie. Foram dezenas de personagens criados nas publicações do jornal Folha de São Paulo. Em 2006, as tirinhas se transformaram em um filme de animação.

Garfield. (Foto:Divulgação)

Garfield
Em 1978, Jim Davis criou o Garfield, um gato preguiçoso. As tirinhas protagonizadas pelo personagem foram publicadas em 2580 jornais em todo mundo. Em 2004, a história ganhou um filme que se tornou sucesso de bilheteria.

As Aventuras de Tintim
Tintim é um herói adolescente que foi criado pelo cartunista belga Hergé em 1929. A série de quadrinhos fez sucesso no mundo todo, principalmente por causa do espírito de aventura. Em 2011, Tintim ganhou um filme, feito com a técnica de capture performance.

A Família Addams
Em 1938, Charles Addams começou a criar tirinhas para o jornal The New Yorker. A história era sobre uma família bem fora do comum e um tanto aterrorizante. Em 1991, os quadrinhos foram adaptados para o cinema. O filme foi protagonizado por Anjelica Huston e Raul Julia.

Popeye. (Foto:Divulgação)

Popeye
A história do marinheiro que comia espinafre e ficava forte foi criada por Elzie Seger em 1929. As tirinhas foram publicadas no New York Journal e, depois de uns anos, inspiraram a criação de um desenho animado para TV. Em 1980, Popeye virou um filme, protagonizado por Robin Williams.

Reply