Filmes brasileiros que ficaram famosos no mundo

Apesar dos filmes nacionais não conquistarem grandes bilheterias no Brasil, eles estão obtendo espaço no exterior e agradando os gringos. Algumas produções cinematográficas brasileiras…

Apesar dos filmes nacionais não conquistarem grandes bilheterias no Brasil, eles estão obtendo espaço no exterior e agradando os gringos. Algumas produções cinematográficas brasileiras são consagradas e receberam prêmios que prestigiaram todos os profissionais envolvidos, como diretores, produtores, roteiristas e atores.

Embora nunca tenha faturado um Oscar, o cinema brasileiro tem se tornado cada vez mais famoso no exterior. (Foto:Divulgação)

O cinema brasileiro no mundo

O cinema brasileiro não tem a mesma lucratividade do norte-americano, mas tem melhorado muito nos últimos anos em matéria de qualidade técnica. As produções cinematográficas de sucesso no exterior também são responsáveis por narrar belíssimas histórias, que muitas vezes levam a realidade brasileira para as telas.

O Brasil nunca levou uma estatueta do Oscar, ou seja, nunca foi premiado no maior evento da indústria cinematográfica. No entanto, os filmes brasileiros já receberam indicações para diferentes categorias, como ‘melhor filme estrangeiro’, ‘melhor atriz’, ‘melhor roteiro’, ‘melhor fotografia’, ‘melhor edição’ e ‘melhor diretor’.

A qualidade do cinema não é avaliada apenas pelo Oscar, afinal, outras premiações reconheceram os filmes produzidos no Brasil e os contemplam com prêmios disputadíssimos, como é o caso do Cannes e do Festival de Berlim.

Leia mais: 19 de junho – Dia do Cinema Brasileiro

Filmes brasileiros com fama no mundo todo

Sinhá Moça. (Foto:Divulgação)

Sinhá Moça (1953)
Foi o primeiro filme brasileiro a receber um prêmio no exterior, obtendo assim reconhecimento no Festival de Veneza.

O Cangaceiro. (Foto: Divulgação)

O Cangaceiro (1953)
A produção que inaugurou o gênero ‘cangaço’ no cinema brasileiro recebeu o prêmio de Melhor Filme de Aventura no Festival de Cannes.

O Pagador de Promessas. (Foto:Divulgação)

O Pagador de Promessas (1963)
O ‘Pagador de Promessas’ se transformou no único filme brasileiro a conquistar o prêmio máximo do Festival de Cannes, ou seja, a Palma de Ouro. O trabalho dirigido por Anselmo Duarte também disputou o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Central do Brasil. (Foto:Divulgação)

Central do Brasil (1998/1999)
Depois de um tempo sem obter repercussão no exterior, o cinema brasileiro voltou a conquistar fama no mundo todo com ‘Central do Brasil’. O filme dirigido por Walter Salles se destacou no Festival de Berlim, faturando prêmios como Urso de Ouro (Melhor Filme), o Urso de Prata (Melhor Atriz) e o Prêmio de Melhor Filme.

Continuar Lendo  Casamento Grego 2: sinopse, trailer

Em 1999, Central do Brasil também marcou presença na premiação do Oscar, disputando as categorias de ‘Melhor Filme Estrangeiro’ e ‘Melhor Atriz’ (Fernanda Montenegro).

Cidade de Deus. (Foto:Divulgação)

Cidade de Deus (2002/2003)
‘Cidade de Deus’ é uma das maiores produções brasileiras do século XXI e ganhou fama no mundo todo ao levar para as telonas a realidade das favelas. O filme dirigido por Fernando Meirelles ganhou 49 prêmios e obteve destaque em diversos festivais, como Cannes (França), Bafta (Inglaterra), Havana (Cuba). ‘Cidade de Deus’ também recebeu quatro indicações ao Oscar.

Tropa de Elite. (Foto:Divulgação)

Tropa de Elite (2008)
Tropa de Elite é um dos filmes mais recentes a obter prestígio no exterior. A produção, dirigida por José Padilha, garantiu o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Veja também: Os filmes brasileiros que estão no Festival de Cannes

Top