Filme de Selton Mello é indicado para representar Brasil no Oscar

O filme “O Palhaço”, dirigido e estrelado por Selton Mello, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2013. A produção superou outros 15…

O filme “O Palhaço”, dirigido e estrelado por Selton Mello, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2013. A produção superou outros 15 títulos nacionais, incluindo “Xingu”. O anúncio oficial aconteceu na última quinta-feira (20) no Rio de Janeiro.

"O Palhaço" superou "Xingu" na eleição. (Foto:Divulgação)

“O Palhaço” pode representar o Brasil no Oscar 2013

O representante do Brasil no Oscar conquistou a vitória com apenas um voto de diferença, mostrando assim que a disputa foi acirrada entre as produções nacionais. A indicação foi feita por uma comissão de especialistas em cinema, que também votou nos filmes “À Beira do Caminho”, “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas”, “Heleno” e “Colegas”.

Ana Paula Santana, da secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, afirmou que a decisão não foi nada fácil, mas que a comissão conseguiu chegar a um bom consenso. Segundo ela, “O Palhaço” é um bom representante do Brasil porque conquistou sucesso de bilheteria, tem qualidade cinematográfica e expressa à alma brasileira, que ao mesmo tempo emociona e tem coragem.

Embora “O Palhaço” seja considerado um dos melhores filmes lançados em 2011, não se sabe ainda se ele vai chegar a concorrer à estatueta mais cobiçada da indústria do cinema.

Saiba mais: Selton Mello fala de direção de “O palhaço”

Selton Mello dirige e atua em "O Palhaço". (Foto:Divulgação)

Os últimos representantes do Brasil foram “Tropa de Elite 2” (2012), “Lula, O Filho do Brasil” (2011), “Salve Geral” (2010) e “Última Parada 174” (2009), mas nenhum deles conseguiu passar pela última fase para disputar o Oscar.

Até hoje, somente quatro filmes brasileiros entraram na disputa pelo Oscar na categoria de “melhor filme estrangeiro”, são eles: ‘O Pagador de Promessas’ (1963), ‘O Quatrilho’ (1996), ‘O Que É Isso Companheiro’ (1998) e ‘Central do Brasil’ (1999). Já ‘Cidade de Deus’ concorreu ao Oscar de 2004 em quatro categorias, mas não chegou a disputar a premiação de melhor filme estrangeiro.

Leia Também:  Filme Jurassic World, trailer e sinopse

Mesmo participando algumas vezes do maior prêmio do cinema mundial, o Brasil nunca conseguiu trazer uma estatueta para casa. “O Palhaço” é a grande promessa brasileira para conquistar uma posição entre os cinco finalistas e, quem sabe, finalmente arrematar um dos prêmios.

O Palhaço: sinopse, elenco, trailer

No filme, Selton Mello vive um palhaço de circo em crise. (Foto:Divulgação)

O drama conta a história de Benjamim (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José), uma dupla de palhaços que percorre as estradas do Brasil com uma companhia de circo. Entretanto, Benjamim entra em crise e acha que perdeu a sua graça, por isso resolve abandonar a trupe e seguir em uma viagem em busca do seu sonho.

O elenco conta com Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela, Giselle Motta, Teuda Bara, Álamo Facó e muitos outros.

Trailer de “O Palhaço”

Veja também: Filmes estrelados por Selton Mello

Top