Filho que namora escondido: o que fazer

Com a chegada da pré-adolescência e adolescência dos filhos, é muito comum que eles comecem a sentir vontade de namorar.  E devido a isso,…

Por Editorial MDT em 21/01/2013

Com a chegada da pré-adolescência e adolescência dos filhos, é muito comum que eles comecem a sentir vontade de namorar.  E devido a isso, a paquera já começa a fazer parte da rotina diária deles. Porém, nem sempre os adolescentes dividem essa nova experiência com os pais. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o que fazer quando o filho estiver namorando escondido.

Saiba se existe uma idade certa para os filhos namorar.

Muitos adolescentes têm medo de contar sobre o namoro para os pais. (Foto divulgação)

Conheça os motivos que levam os filhos a esconder o namoro dos pais

Alguns filhos não contam para os pais que estão namorando, simplesmente, por serem tímidos. Essa nova experiência pode confundir um pouco a cabeça deles, deixando-os envergonhados em demonstrar para os pais que estão gostando de outra pessoa. Além disso, pode haver outro motivo. Em muitos casos, os pais não dão espaço para que os filhos conversem com eles a respeito desse assunto. Dessa forma, a falta de intimidade entre pais e filhos, pode impedir que os adolescentes compartilhem com os adultos, o início do relacionamento.

O diálogo deve ter início ainda na infância

É muito importante que os pais, ao longo do desenvolvimento dos filhos, estejam abertos para qualquer tipo de conversa. Isso porque, se por algum motivo, os filhos tentam conversar sobre determinado assunto e os pais se mostram relutantes, essa atitude pode atrapalhar uma futura relação. Outro motivo que leva os filhos a esconderem dos pais alguns assuntos, é a repreensão. Ou seja, em alguns casos, os filhos tentam contar para os pais que estão namorando, porém alguns deles podem não estar de acordo e, em vez de orientarem, acabam criticando a postura. Como resultado, os filhos se afastam e passam a esconder o namoro dos pais. Assim, o ideal é sempre orientar e informar, tentando deixar as críticas de lado.

Os pais devem conversar com os filhos sem causar repreensão. (Foto: divulgação)

Como descobrir se o filho está namorando escondido

Algumas atitudes e comportamentos dos filhos podem ajudar os pais a descobrirem se o filho está ou não, namorando escondido. Conheça abaixo quais são elas:

  •  O filho costuma a atender o celular escondido, evitando sempre a presença dos pais;
  • Quando os pais chegam perto do grupo de amigos do filho, eles costumam ficar mudos ou cortam o assunto por ali;
  • Os filhos podem se mostrar agressivos ou impacientes quando são questionados sobre eles estarem ou não namorando;
  • Os filhos passam a se preocupar mais com a vaidade.

Como se portar diante de um filho que está namorando escondido

Conheça abaixo algumas atitudes que são primordiais para manter uma boa relação com os filhos, mesmo após descobrir que eles estão namorando escondido:

  • Os pais devem conversar com os filhos sobre a alteração de comportamento que eles estão presenciando. Além disso, devem pedir para que eles comentem sobre essa nova experiência;
  • Quando os pais forem iniciar o diálogo, deve ser de forma tranquila e companheira, evitando ao máximo, a repreensão e a acusação;
  • Os pais devem se mostrar abertos ao diálogo;
  • Desenvolver uma amizade com o filho é essencial para que exista uma boa relação. No entanto, os pais não podem deixar de lado o seu papel de autoridade e de respeito.

Saiba o que fazer quando o filho está namorando escondido. (Foto: divulgação)

Muitos adolescentes acabam escondendo algumas experiências dos pais. Isso se deve, principalmente, à repreensão sofrida pelos filhos. Após conhecer o que fazer quando o filho está namorando escondido, é ideal criar uma relação, de modo que os filhos possam confiar nos pais. Assim, o diálogo é o melhor caminho.

Saiba como os pais podem participar na adolescência do filho.

Top