FIES | Tudo sobre o FIES

Todo estudante está ligado ao FIES, pois é por intermédio dele que os estudantes conseguem financiar os estudos em instituições privadas e contar com…

Por bety em 19/11/2019

Todo estudante está ligado ao FIES, pois é por intermédio dele que os estudantes conseguem financiar os estudos em instituições privadas e contar com um futuro promissor, afinal, sem estudo não tem como seguir uma carreira profissional. Quer saber mais sobre o FIES veja logo abaixo tudo o que você precisa saber.

FIES novo fiesComo funciona o FIES?

O FIES, como o próprio nome já diz é o Financiamento do Ensino Superior, que foi criado pelo MEC com a finalidade de oferecer financiamento para alunos que desejam fazer ou estão cursando graduação em instituições da rede privada de ensino que estejam cadastradas no sistema. O objetivo do FIES é oferecer oportunidade a jovens de baixa renda para que os mesmos possam frequentar a educação superior.

No início do semestre letivo o FIES abre as inscrições para estudantes que desejam conseguir um contrato de financiamento. Os candidatos que são selecionados recebem auxilio do Governo Federal para ajudar nos custos das mensalidades do curso até o seu término. Depois que o estudante termina o curso deverá pagar o financiamento em parcelas mensais.

Desde 2018 o FIES não possui mais carência para iniciar pagamento das mensalidades, assim que termina o curso o estudante já começa a amortizar a dívida, caso esteja trabalhando ou tenha aberto uma empresa o valor já vem descontado, caso não esteja o aluno deverá pagar as parcelas direto na instituição que foi feito o contrato pagando o valor mínimo.

FIES estudanteComo conseguir vagas pelo FIES?

Para participar do FIES é preciso que o estudante tenha participado do ENEM a partir de 2010 e tenha obtido pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação.  Podem participar estudantes que tenham graduação, assim como aqueles que não tem, que apresentem renda per capta familiar de até 5 salários mínimos por mês. Alunos que possuem bolsa parcial do PROUNI também podem participar do FIES.

FIES seleçãoComo pedir Dilatação FIES

A dilatação do FIES permite que o aluno peça para prolongar o prazo do financiamento para aqueles alunos que não conseguiram terminar os estudos dentro do prazo estipulado. Alunos que já estão no financiamento e que não conseguiram terminar os estudos dentro do prazo poderão prolongar por mais dois semestres dentro do mesmo contrato. Mas é importante fazer o pedido dentro do prazo estipulado pelo próprio FIES.

A dilatação do FIES pode ser solicitada direto no site do SisFies e clicar no “Aditamento”, depois deverá preencher todos os campos obrigatórios, bem em cima na tela aparecerá uma mensagem avisando que o prazo do financiamento está encerrado, aí você clica em “Dilatação” preencha os campos obrigatórios, imprima o CPSA e leve até a universidade.

FIES aditamentoComo renovar o FIES

Você pode fazer a renovação ou Aditamento do Fies no final de cada semestre, para tanto é preciso entrar no sistema do programa. O CPSA vai fazer a solicitação do contrato depois é só confirmar os dados no SisFies.

Como fazer Renegociação FIES

Para fazer a renegociação do FIES é preciso que o aluno entre no sistema do SisFies, onde solicitará renovação e poderá também fazer uma simulação dos valores das parcelas. Depois que o aluno finalizar o pedido no site deverá comparecer na agência da Caixa Federal, onde fez o contrato para confirmar a negociação.

Espero que possamos ter ajudado e tirado suas dúvidas aqui no artigo.

Top