Fies Boleto Online – Como emitir a 2ª via atualizada e imprimir

É possível imprimir o boleto FIES online pelo site oficial da Caixa Econômica Federal ou do sistema informatizado do próprio programa de empréstimo estudantil. Os beneficiários precisam pagar as parcelas trimestrais referente aos juros (dependendo da modalidade que se encaixa o estudante) e, na fase de amortização da dívida, os valores referentes ao financiamento.

As parcelas referentes aos juros precisam ser pagos três vezes ao ano nos meses de março, junho e setembro, respectivamente. Já os referentes a amortização da dívida devem ser retirados mensalmente pelos beneficiários.

Lembre-se que tem como adiantar a fase de amortização do saldo devedor, diminuindo o tempo de carência. Para isso basta entrar em contato com a Caixa Econômica (0800 616161) ou selecionar a opção por meio da página de usuário do programa.

Como emitir boleto online FIES

Abaixo você confere o passo a passo completo de como emitir o boleto online do FIES pelo site oficial da Caixa devidamente atualizado com os juros – no caso de ter passado do prazo de vencimento.

  1. Acesse o site oficial da Caixa na parte de boleto FIES (https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp);

  2. Informe o CPF ou o número do contrato, a data de nascimento e o código verificador que aparece na imagem;
  3. Clique em “Iniciar operação”
  4. Na tela do usuário aparecerá o boleto em aberto. Basta clicar sobre eles para acessar o documento devidamente atualizado.

Como pagar

O boleto online do FIES pode ser salvo em formato PDF ou impresso. O documento, desde que esteja dentro do prazo de validade, pode ser pago via internet banking. Também são aceitos pagamentos nos seguintes locais:

  • Nas instituições de ensino;
  • Caixa Econômica;
  • Lotéricas conveniadas com a Caixa Econômica;
  • Banco do Brasil.

Como pagar após o vencimento?

Os boletos do FIES também estão sujeito a juros caso não sejam pagos em dia. Estes são calculados dia a dia. Portanto, na hora de atualizar o documento lembre-se de pagá-lo no mesmo dia, caso contrário, as instituições bancárias não aceitaram receber a quantia.

Dessa forma, dê preferência para emitir a 2ª via do boleto somente no dia em que for pagar a dívida.

O que é e como funciona o programa?

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi criado ainda no governo FHC (Fernando Henrique Cardoso) no fim dos anos 90. Com ele, o estudante financia o nível superior, com um juros mais baixo que outros financiamentos e empréstimos bancários. Você pode financiar o valor total ou ainda parcialmente.

Para se inscrever no Fundo de Financiamento, é preciso estar matriculada em uma instituição pública e/ou ainda ter uma nota satisfatória nas avaliações do MEC, como o Enem. Através você da internet você tem a opção de emitir boleto do Fies. O Boleto pode ser pago através de bancos ou de outras maneiras. O boleto é emitido através da Caixa Econômica Federal, mesmo por que o Financiamento é ligado ao governo federal, e a Caixa é responsável pela administração desse tipo de serviço.

Acessando o Site Fies, que é diretamente ligado à Caixa, você tem a opção de emitir o seu boleto online. O pagamento é feito todo mês, e você decide em quantas parcelas prefere pagar. Além das agencias bancárias, você também pode pagar o boleto mensal através de Loterias da Caixa. O Fies é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Todas as operações são controladas por esse órgão.

Reply