Boleto FIES Caixa – Passo a passo de como retirar a 2ª via atualizada

Se o boleto do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) não chegou na sua casa ou deixou atrasar o documento é…

Se o boleto do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) não chegou na sua casa ou deixou atrasar o documento é possível retirar a guia de pagamento pelo site da Caixa devidamente atualizado e pronto para efetuar o pagamento. As úncias coisas que você vai precisar ter em mãos – além do acesso à internet  –  é o número do se CPF e da sua senha eletrônicas de acesso.

Veja abaixo o passo a passo completo do que é preciso fazer para conseguir acessar a segunda via pelo site da Caixa Econômica Federal. Lembre-se que são dois boletos que o beneficiário precisa pagar: quando ainda está realizando o curso o boleto trimestral referente ao juros – geralmente coincide com os prazo de aditamento (veja como fazer o aditamento) e, para quem já se formou, os correspondentes ao financiamento em si, na fase de amortização do saldo devedor.

Fies Boleto Caixa – Passo a Passo

  1. Acesse o site oficial da Caixa na parte de “Boletos” e depois em “Financiamento estudantil – FIES”. Para ser mais prático basta clicar no link: https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp;
  2. É necessário informar o seu CPF ou código de contrato e a data de seu nascimento;
  3. Informe o código verificador que mostra na imagem de confirmação e clique em “Confirmar”;
  4. Você será redirecionado para o portal do usuário onde deverá constar todos os boletos em aberto. Clique naquele que deseja pagar
  5. Basta clicar sobre o documento para conseguir imprimir ou anotar o código numérico para pagar via internet banking.

Ao acessar o documento via o site da Caixa a guia já será atualizada com as taxas de juros – caso esteja atrasado. Lembre-se que quando passa a data de pagamento é preciso atualizar a guia no mesmo dia em que for realizado o pagamento para que seja aceito nos bancos.  Por isso, imprima a guia no dia em que for quitar o boleto.

Caso tenha qualquer dúvida confira mais informações no conteúdo sobre como imprimir o boleto FIES. 

Ordem de prioridade para concessão do FIES

Para que os alunos possam obter o Fies é necessário que os mesmos atendam aos seguintes requisitos, como:

  • Bolsistas parciais de 50% do ProUni.
  • Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos considerados prioritários.
  • Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados nos demais cursos.
  • Estudantes matriculados em instituições de educação superior que tenham aderido ao ProUni.
  • Demais estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior que não tenham aderido ao ProUni.
Milhares de estudantes se inscrevem todos os anos (Foto: MdeMulher)

Milhares de estudantes se inscrevem todos os anos (Foto: MdeMulher)

Condições de financiamento do Fies

Durante o tempo em que o aluno estiver fazendo o curso, a cada três meses deverá para o valor máximo de R$ 150,00 referente ao valor de juros incidentes sobre o financiamento. O aluno terá após o termino do curso o prazo de 18 meses para começar a pagar o financiamento, no entanto a cada três meses o aluno deverá continuar pagando o valor de R$ 150,00 referente aos juros do financiamento. O saldo devedor do aluno será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.

A partir de 2018 novas regras foram instituídas, de modo que o programa foi dividido em três modalidades de financiamento destino à estudantes diferentes baseado em seu perfil de renda familiar per capita mensal. Para entender mais sobre os requisitos e regras confira detalhes no conteúdo sobre Novo Fies. 

É preciso que os alunos atendam aos requisitos do programa (Foto: MdeMulher)

É preciso que os alunos atendam aos requisitos do programa (Foto: MdeMulher)

O que é e para que serve o FIES

O programa foi criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo. A partir de 2005 o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsas de 50% do PROUNI. O FIES é mais um dos programas do Governo que apresenta maior padrão tecnológico. Os alunos inscritos no Fies poderão obter Fies: boleto Fies Caixa de forma segura e muito fácil através do site do Sisfies no link http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/.

Por meio do  do Fies milhares de estudantes podem fazer curso de nível superior e obter melhor formação para ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma o número de estudantes que obtém nível superior vai crescendo no país o que representa um grande avanço para a educação. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores em universidades não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.






Top