Fies 2016 inscrições

Fies 2016 inscrições serão abertas a partir da próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, atendendo aos estudantes interessados em financiar o curso superior. O…

Fies 2016 inscrições serão abertas a partir da próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, atendendo aos estudantes interessados em financiar o curso superior. O número de vagas para essa primeira edição do programa em 2016 ainda não foi divulgado.

Fies 2016 inscrições (Foto Ilustrativa)

Fies 2016 inscrições (Foto Ilustrativa)

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite financiar cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Vale lembrar que as novas regras do Fies, anunciadas em 2015, já valem a partir de agora. Entre elas, estão o novo teto da renda familiar (renda per capita de 2,5 salários mínimos), a prioridade para cursos das áreas de Engenharia, Saúde e formação de Professores e o novo prazo para pagamento (três vezes a duração do curso).

Sisu, Prouni e Fies: entenda as diferenças

Fies 2016 inscrições

O Fies permite financiar curso superior de várias áreas do conhecimento (Foto Ilustrativa)

O Fies permite financiar curso superior de várias áreas do conhecimento (Foto Ilustrativa)

As inscrições para o Fies 2016 devem ser efetuadas através do site http://fiesselecao.mec.gov.br, até as 23h59 do dia 29 de janeiro. Os candidatos precisam ficar atentos aos pré-requisitos do Fies primeiro semestre 2016.

Para se inscrever no processo seletivo 2016 do Fies, o interessado deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo pelo menos 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação. Só pode participar quem não concluiu o ensino superior.

Simulação de Financiamento Estudantil Fies

O financiamento estudantil do MEC costuma trazer taxas e juros mais baixos (Foto Ilustrativa)

O financiamento estudantil do MEC costuma trazer taxas e juros mais baixos (Foto Ilustrativa)

As vagas no financiamento estudantil 2016 também são destinadas aos professores do quadro permanente da rede pública de ensino, mesmo que já tenham concluído curso superior. Para eles e para quem concluiu o ensino médio antes de 2010, não é exigida a participação no Enem.

Leia Também:  Cronograma Sisu 2012

Quem participar do Fies inscrições pode solicitar financiamento para um único curso superior e turno, entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período para inscrição do financiamento estudantil, é possível alterar seu cadastro.

Resultado Fies 2016 e lista de espera

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 26 e 29 de janeiro (Foto Ilustrativa)

Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 26 e 29 de janeiro (Foto Ilustrativa)

Para o resultado do Fies 2016, a classificação levará em conta as notas do Enem, lembrando que a divulgação acontecerá em chamada única, no dia 1º de fevereiro.

Como se inscrever no Fies passo a passo

Os estudantes que não forem pré-selecionados poderão participar da lista de espera Fies 2016, também a partir dessa data, podendo preencher as vagas eventualmente não ocupadas.

Maiores informações estão disponíveis no edital do Fies 2016 e através do telefone 0800-616161.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top