Fibromialgia: saiba mais

PUBLICIDADE

A fibromialgia é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de dores no corpo. As pessoas que sofrem do problema costumam apresentar sensibilidade nas articulações, nos tendões, nos músculos e outros tecidos moles. A fibromialgia faz com que o doente sempre reclame de dores, seja nas costas, nos braços, na cabeça ou nas pernas. De acordo com dados da OMS, há 20 mulheres para cada homem com fibromialgia.

A fibromialgia é uma doença crônica que causa dores no corpo. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Fibromialgia – O que é? Qual o Tratamento?

Fibromialgia não é dor psicológica

Considerada uma patologia moderna e que atinge principalmente as mulheres, a fibromialgia também está associada à fadiga, a ansiedade, a depressão e aos distúrbios do sono. A doença costuma ser diagnosticada em pacientes do sexo feminino durante o período de pré-menopausa (entre 40 e 60 anos).

PUBLICIDADE

Embora a fibromialgia seja uma doença que cause dores frequentes no corpo, ela demorou a ser considerada um mal físico. Somente após várias pesquisas a ciência conseguiu comprovar que as ‘dores que nunca vão embora’ correspondem a uma patologia crônica.

Por muito tempo o paciente com fibromialgia teve o seu quadro justificado como ‘dores psicológicas’. Mas agora, com estudos mais aprofundados a respeito deste problema de saúde, os médicos já podem orientar o fibromiálgico sobre o tratamento, para aliviar as sensações incômodas.

Dores frequentes nas costas é um dos sintomas. (Foto:Divulgação)

As causas da fibromialgia são desconhecidas, mas os especialistas acreditam que a doença está associada a traumas físicos e emocionais, infecções com vírus e algum tipo de resposta anormal à dor, devido a uma falha no sistema nervoso central.

Sintomas da fibromialgia

Os portadores da síndrome normalmente sofrem com fadiga, distúrbios do sono, problemas de concentração e memória, dores agudas, profundas e ardentes em alguns tecidos moles, enxaqueca, formigamento nas mãos e nos pés, palpitações e dificuldades para fazer exercícios físicos.

Muitas pessoas diagnosticadas com fibromialgia afirmam que as dores pioram quando acontece a mudança de clima, em casos de ansiedade e estresse.

Tratamento para fibromialgia

A fibromialgia não tem cura, mas pode ser tratada. (Foto:Divulgação)

A fibromialgia não tem cura, mas pode ser tratada. O acompanhamento médico adequado tende a minimizar a sensação de desconforto do paciente. As dores são aliviadas através de medicamentos, que precisam ser administrados com cautela para que os efeitos sejam positivos.

PUBLICIDADE

Além do uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, o problema também pode ser tratado com a assistência de um fisioterapeuta e com atendimento psicológico. As terapias alternativas também ajudam o paciente a se sentir melhor, como é o caso do pilates.

Nos casos mais graves de fibromialgia, o paciente precisa ser encaminhado para uma clínica especializada em dor.

Veja também: Atriz que fez Chiquinha tem doença crônica

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.