Festival de cinema em Londres 2011

PUBLICIDADE

Neste mês de outubro, a capital Inglesa irá apresentar a 55º edição do Festival de Cinema de Londres. O evento possui uma reputação respeitada por causa do seu foco na criatividade e inovação do cinema. Este é considerado um dos maiores festivais da sétima arte na atualidade, disputando somente com o Festival de Cinema de Veneza e o Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Este ano, o festival acontecerá de 13 a 27 de outubro e trará um diretor brasileiro, cuja produção concorrerá ao prêmio de melhor Filme. Seu nome é Fernando Meirelles, que dirige uma co-produção do Brasil/Grã-Bretanha/Áustria/França, chamada 360. O longa metragem, junto com o vencedor do Leão de Ouro de Veneza “Fausto”, irá abrir o evento. 360 traz no seu elenco os atores Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz e os brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré.

O Festival de Cinema em Londres deve apresentar vários novos nomes no contexto cinematográfico e outros não são tão novos assim. O evento também deve homenagear dois homens de grande destaque. Um deles é o diretor canadense, David Cronenberg, autor de filmes como “A Mosca”, “Mistérios e Paixões”, “Senhores do Crime”, “Marcas da Violência” e o mais recente “A Dangerous Method” que também será exibido no festival. O outro, será o ator e diretor inglês Ralph Fiennes, que protagonizou “A lista de Schundler”, “O paciente inglês”, “O jardineiro Fiel” e participou dos filmes “Harry Potter”. Fiennes estréia neste festival com sua primeira direção que se chama “Coriolanus”, que será exibido no evento.

PUBLICIDADE

As produções que concorrem ao prêmio de melhor filme do festival são: “360”, de Fernando Meirelles; “O Artista”, Michel Hazanavicius; “The Descendants”, Alexander Payne; “Precisamos Falar Sobre o Kevin”, Lynne Ramsay; “Fausto”, Alexander Sokurov; “The Deep Blue Sea”, Terence Davies; “The Kid With a Bike”, Luc & Jean-Pierre Dardenne; “Shame”, Steve McQueen e “Trishna”, Michael Winterbottom.

Alguns filmes já aclamados no Festival de Veneza devem chegar a Londres para roubar a atenção dos fãs do cinema, é o caso de “Fausto” vencedor prêmio de melhor filme em Veneza e “The Ides of March” produção do astro George Clooney que está sendo esperado pelo público.

Fernando Meirelles

Fernando é um diretor, produtor e roteirista. Ele ficou famoso no Brasil e ganhou renome mundial após dirigir o filme Cidade de Deus. Por este filme, ele foi  indicado ao Oscar na categoria de melhor diretor. Depois dirigiu sucessos que se destacaram, é o caso de “O jardineiro Fiel”, com Ralph Fiennes e Rachel Weisz e “Ensaio sobre a Cegueira”, com Mark Ruffallo. Foi com o longa-metragem O Jardineiro Fiel, que ele estreou no contexto internacional e ganhou seu primeiro prêmio, o Globo de Ouro de Melhor Direção.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.