Festival de Cannes 2011 – datas e inscrições

Criado em 1946 pelo francês Jean Zay, na cidade de Cannes, o famoso Festival International du Film (nome do evento até 2002), e atual…

Por Redacao em 17/07/2011

Criado em 1946 pelo francês Jean Zay, na cidade de Cannes, o famoso Festival International du Film (nome do evento até 2002), e atual Festival de Cannes continuou até hoje cumprindo seu destaque pelos prestigiados filmes do cinema internacional colocados a votação do público, com um evento muito bem reconhecido.

Neste ano, esse Festival ocorreu entre os dias 19 e 25 de maio, datas divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo que é o representante do Brasil neste grande evento. Dias antes, as ruas da França como de prática já estavam dominadas de pôsteres e banners de filmes e grandes anúncios do festival que estava prestes a acontecer.

Para 2012, também está programado para que o Cannes Lions ocorra entre os dias 3 e 9 de junho, esse adiamento de semana é pelo fato de que haverá uma reforma do Palais, por isso a data escolhida do evento foi essa, que é de costume acontecer sempre na terceira semana de maio.

Agora a dúvida é, em meio a tantos filmes que são lançados durante o ano todo, como é a seleção dos que vão para a seleção do festival de Cannes? Essa pergunta é verídica, pois nem sempre os filmes que estão por lá, significa que fazem sucesso em bilheteria no mundo todo. Alguns nem passam perto do nosso cinema nacional, provavelmente porque a seleção para exibir filmes aqui é envolta em pura estratégia de marketing. Enfim, os selecionados são sempre os que dão ênfase a uma bela história, seguida de um roteiro de preferência perfeito. Cenário e inovação também são exigidos, mas existem outras regras fundamentais para a escolha dos filmes:

Os critérios principais que um filme deve atingir é primeiramente ter sido realizado entre os 18 meses que antecederam o evento, segundo não ter sido apresentado nos principais festivais internacionais (aí percebemos que Cannes deseja também exclusividade) e em terceiro, não ultrapassar 60 minutos de filme, este curto tempo deve levar as pessoas pensarem em documentários, mas é ai que elas se enganam, filme documentário também não é permitido.

 Quando preenchida a ficha de inscrição do filme (não há taxa de inscrição), que não é apenas apresentar uma cópia do trabalho, esta deverá obter a versão definitiva ou de trabalho. Lembrando que tal seleção é feita pelo Cinéfondation, que aceita qualquer dos filmes que respeitarem aos principais critérios. A data de inscrição dos filmes segue até antes o dia 15 de fevereiro de 2012, no caso para a premiação do ano que vem. A inscrição deve ser enviada em um DVD do filme e um exemplar do talão de inscrição contendo o código de barra de referência atribuído.  A comissão exibirá os filmes no suporte de DVD em NTSC ou PAL. Em relação à legendas, se a versão original do filme não é nem em francês nem em inglês, o DVD deverá ser legendado em francês ou inglês. Senão, solicita-se uma lista de diálogos em francês ou em inglês.

O endereço para envio da inscrição é Festival de Cannes, Cinéfondation – La Sélection – 3 rue Amélie – 75007 – Paris, França. Agora, para quem preferir enviar o material através de uma sociedade de transporte expresso, deverá mencionar no pacote “pour usage culturel seulement” (“somente para uso cultural”) e declarar apenas um valor simbólico de 1 EUR, com a menção “sans valeur marchande” (“sem valor comercial”). A pessoa deverá imperativamente assumir todas as despesas de transporte e taxas de importação. Caso contrário, a Cinéfondation reserva-se o direito de recusar o pacote. A confirmação de recebimento e registro será enviada ao remetente por correio eletrônico.

Após a avaliação do Cinéfondation, a devolução dos DVD’s inscritos ocorre no escritório deles após a passagem do evento. Os filmes que são selecionados, são projetados em Cannes, em cópia 35 mm ou cassetes HDCAM em beta (digital ou SP).
Sendo assim, imaginamos quantos filmes chegam aos jurados responsáveis pelas principais escolhas. Após tais critérios importantes, é possível haver um maior reconhecimento de trabalho da direção de um filme. Este ano o grande vencedor da desejada Palma de Ouro de Cannes, foi o filme A Árvore da Vida, do diretor Terrence Malick. O filme está com lançamento previsto para o dia 12 de agosto de 2011, e enquanto não chega, vale a pena dar uma olhada.

Top