Festivais de Cinema em São Paulo no mês de outubro

Festivais de Cinema em São Paulo no mês de outubro

A cidade de São Paulo sediará vários festivais de cinema neste mês de outubro. Com várias salas de exibição espalhadas pela capital Paulista o…

Por Redacao em 04/10/2011

A cidade de São Paulo sediará vários festivais de cinema neste mês de outubro. Com várias salas de exibição espalhadas pela capital Paulista o evento deve atrair o público para os cinemas, centros culturais e museus.

São cerca de 260 salas de exibições disponíveis para abrigas os inúmeros festivais marcados para este mês, se você é fã da indústria do entretenimento e sabe admirar bons filmes então deve comparecer a no mínimo um desses eventos. Além das obras exibidas também palestras e discussões lideradas por especialistas no assunto, tanto nacionais quanto estrangeiros.

As principais atrações do mês de outubro são:

35ª Mostra Internacional de Cinema

Vai do dia 21/10 a 03/11. Este festival traz cerca de 300 produções nacionais e internacionais que estarão espalhados por espaços em toda a cidade. O evento tem como cenário as tendências e narrativas exploradas no contexto contemporâneo mundial. Dentre os destaques da Mostra Internacional estão filmes como: “Late Bloomers”; “The Future”; “L’Illusion Comunique”; “Low Life”; “How To Start Your Own Country”; “ Upon a Time in Anatolia” e “Cave of Forgotten Dreams”.

No evento também acontecerá concertos, exposições e workshops. Serão apresentados alguns filmes clássicos em versões restauradas como: “Laranja Mecânica”,  “O Leopardo”, dentre outros.

6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Acontece dos dias 10/10 a 16/10 e será exibido na Cinemateca do CineSESC. O evento traz em pauta os direitos de grupos vulneráveis como os da criança e o adolescente, dos deficientes físicos, da população carcerária, dos estrangeiros, dos homossexuais, dentre outros.

Este festival exibe cerca de 47 filmes de dez países da América do Sul. Entre as produções exibidas algumas já são amplamente conhecidas aqui no Brasil, é o caso de “Central do Brasil”, filme com Fernanda Montenegro e “Bicho de sete cabeças”, filme que denuncia abusos em hospitais. Além destes, outros longas serão exibidos, como: “Morango e Chocolate” e “Chuvas de Verão”, primeiro filme cubano a concorrer ao Oscar como melhor filme estrangeiro.

Retrospectiva de Lars Von Trier

De 4/10 a 20/10 ocorre um evento para os fãs do polêmico diretor Von Trier. Esta retrospectiva acontece devido a uma parceria entre a Embaixada da Dinamarca no Brasil e o Danish Film Institute, que deve exibir toda a trajetória do diretor. A exibição deve mostrar todos os filmes de Von Treir lançados aqui no país. Dentre os filmes a serem assistidos estão a trilogia “Europa”, a minissérie “O Reino”, o projeto “Cada um Com seu Cinema”, além dos documentários: “The Humiliated”, “Os Idiotas” e “The Purified”.

Mostra Adolescente de Cinema

Esta mostra será realizada do dia 1/10 a 9/10 no Centro Cultural de São Paulo. O evento visa provocar um debate entre jovens. Serão exibidos treze filmes, variados entre produções nacionais e internacionais. Entre as nacionais estão os longas: “As melhores coisas do mundo” e “A falta que você me faz”. Já as produções internacionais são mais numerosas neste evento, que traz filmes premiados como o vencedor do Oscar “Em um mundo melhor”, alem de outros como: “Promessas de um Novo Mundo”, “Meninas malvadas”, “Pavão”, “Paranoid Park” e “Entre os Muros da Escola”.

Festival de Cinema do Oriente Médio

Este festival trará longas, curtas-metragens e documentários de vários países do Oriente Médio. Virão filmes do Egito, Síria, Palestina, Israel, Iêmen, Turquia e Irã, que devem ser apresentados ao público que vai conhecer a realidade destes lugares. Entre os destaques do evento estão o filme egípcio “Malabarista” e “18 dias”, filme que conta a história da queda do ditador do Egito. O festival acontecerá do dia 29/09 a 09/10.

 

Top