Festas Juninas em Fortaleza 2015

PUBLICIDADE

Os preparativos para as Festas Juninas em Fortaleza 2015 já começaram. A capital do Ceará vai se transformar em palco de muito forró, danças típicas e manifestações culturais. O principal evento junino da cidade acontecerá no Aterro da Praia de Iracema, entre os dias 26 de junho e 5 de julho.

Festas Juninas em Fortaleza 2015. (Foto: Divulgação)

Originalmente falando, as festas juninas surgiram com a intenção de afugentar os maus espíritos, por isso que é de costume acender fogueiras e queimar fogos. Elas começaram nos campos e plantações, originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, e o casamento na roça. Tradicionalmente, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita.

A quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. No Brasil, a dança foi introduzida no início do século XIX, com a vinda da Corte Real Portuguesa.

PUBLICIDADE

Voltando aos dias de hoje, está aberta a temporada de festas juninas e o Nordeste está fervendo por conta de todas elas. A cidade de Fortaleza já começa a receber as quadrilhas, o som da sanfona, da zabumba e do triângulo, as fogueiras e as bandeirolas.  As festividades vão além da programação em casas de show e bares da cidade e acontecem em alguns bairros, como Parque Araxá, Conjunto Ceará, Messejana e Joaquim Távora.

Leia mais: Festa Junina Comidas Típicas

Festas Juninas em Fortaleza 2015

As apresentações de quadrilhas tomam conta da cidade. (Foto: Divulgação)

Cada praça da cidade de Fortaleza vai contar com uma cidade cenográfica, com direito a casas, igreja, barbearia, bodega e pracinhas menores, tudo com os mínimos detalhes para o público se sentir numa verdadeira cidadezinha caipira e curtir o clima de festa junina do interior. A comemoração terá quermesse, barraquinhas típicas com jogos, artesanato, cordel e as deliciosas comidas típicas de junho.

A animação dos eventos fica por conta dos trios regionais que comandam as equipes no Encontro de Quadrilhas. A programação das festas juninas em Fortaleza 2015 vai se estender ao longo do mês de junho e o movimento, como de costume, recebe o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Veja também: Festa Junina em Campina Grande 2015

Novidades do São João de Fortaleza

A festa vai de 26 de junho e 5 de julho. (Foto: Divulgação)

O São João de Fortaleza tem tudo para se tornar uma das maiores festas juninas do Nordeste brasileiro. O principal evento junino, que acontecerá no Aterro da Praia de Iracema, é resultado da parceria entre TV Verdes Mares e Prefeitura de Fortaleza. A festa contará com decoração temática, feira de produtos regionais e área de jogos. O público também aguarda, ansiosamente, pelos grandes nomes da música brasileira e pela apresentação de 30 quadrilhas.

PUBLICIDADE

A cidade cenográfica montada para o São João de Fortaleza é um dos principais destaques dessa edição. A área de diversão terá vários brinquedos, inclusive a maior roda gigante do Brasil.

Shows Festa Junina em Fortaleza 2015

A dupla Zezé di Camargo e Luciano é uma das atrações. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir a programação de shows:

27 de junho

– Cristiano Araújo

– Mateus Fernandes

28 de junho

– Zezé di Camargo e Luciano

– Luís Marcelo e Gabriel

– Waldonys

02 de julho

– Simone e Simaria

– Solteirões do Forró

03 de julho

– Mastruz com Leite

– Limão com Mel

04 de julho

– Wesley Safadão

05 de julho

– Aviões do Forró

– Forró Real

– Forró Sacode

Saiba mais: Festa Junina 2015 SP

As Festas Juninas em Fortaleza 2015 são gratuitas e prometem alegrar tanto a população cearense como também os turistas. Aproveite!

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.