Ferroanel Norte Será Construído até 2014

PUBLICIDADE

Neste mês de setembro foi anunciado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Bernardo Figueiredo, que a presidente Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin entraram em acordo e têm uma definição de prazo para finalização do projeto que está à espera de investimentos há meio século. Sendo assim, o trecho Norte da Ferroanel ficará pronto para inauguração em 2014, ano da copa do mundo no Brasil e de conclusão de muitas obras pelo país.

O Ferroanel Norte atualmente está incompleto, mas o projeto tem a intenção de ligar as principais ferrovias de acesso às regiões metropolitanas da grande São Paulo. O intuito é modernizar o transporte ferroviário, gerando uma linha exclusiva a cargas nos trechos entre Itaquá e Jundiaí, para que eles não rodem no centro da capital paulista. Para isso, serão gastos R$ 1,2 bilhão, em 60 quilômetros.

Benefícios do Ferroanel

PUBLICIDADE

O que esta obra trará de bom para os brasileiros, especialmente a quem mora em São Paulo?

– Menos impacto ambiental

O projeto utilizará parte do traçado do Rodoanel a fim de evitar maiores intervenções no meio ambiente, isso porque a região Sul de São Paulo guarda uma grande reserva nativa da Mata Atlântica, além de mananciais (represas Billings e Guarapiranga).

-Redução nas despesas no transporte de mercadorias

Além da redução de custos, haverá maior agilidade nesse transporte.

– Melhora no transporte coletivo sobre trilhos

PUBLICIDADE

Há muitos trens de carga que levam minerais para Santos e o interior paulista, em velocidade bastante lenta (5km/h), ao serem desviados pelas ferrovias, em alguns horários a malha para passageiros ficará mais livre.

– Diminuir tráfego de caminhões

Os caminhões devem seguir pelas ferrovias, liberando o trânsito nas estradas e centros urbanos, onde há hoje muitos trens de carga.

Não era urgente?

Quando o problema é pequeno não se coloca prioridade para resolvê-lo, até que ele cresce e grita por um reparo, foi o que aconteceu com o Ferroanel, até 1996 (antes da privatização) os trens não eram muitos e os que existiam eram bem curtos, assim, uma medida de segurança para evitar congestionamentos no centro da capital paulista não parecia tão urgente.

Mas hoje, com trens cada vez maiores e confusão causada no tráfego de passageiros, a discussão voltou a tona e parece que agora vem para solucionar um problema que, se visto com antecedência, nem teria existido.

A boa notícia é que na Copa de 2014 teremos muito que comemorar, serão obras eternas que finalmente vão se findar e deixar para os brasileiros benefícios.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.