Fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães

Fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães

Aprenda a fazer fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães. Nessa matéria, você vai conhecer o passo-a-passo para fazer fermentos poderosos e bem…

Por Isabella Moretti em 26/12/2015

Aprenda a fazer fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães. Nessa matéria, você vai conhecer o passo-a-passo para fazer fermentos poderosos e bem fáceis de preparar em casa, que costumam ser utilizados por quem não gosta de produtos industrializados.

Fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães. (Foto Ilustrativa)

Fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães. (Foto Ilustrativa)

O fermento caseiro é o segredo de muitas receitas de família. Esse ingrediente, quando preparado em casa, tem um sabor muito mais agradável e desempenha o mesmo efeito nas massas e pães e bolos: favorece o crescimento e a maciez.

Leia mais: Receita de Panetone de Natal passo a passo

Fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães

Nem todo mundo gosta de usar fermentos comerciais nas receitas. Isso porque esses produtos possuem componentes que podem prejudicar o organismo, como é o caso do alumínio. Uma forma de tornar as receitas mais saudáveis é preparando o “agente fermentador” em casa.

Veja como preparar fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães:

Fermento caseiro para pão

Fermento caseiro para pão. (Foto Ilustrativa)

Fermento caseiro para pão. (Foto Ilustrativa)

Confira a seguir como preparar o fermento caseiro especialmente para o preparo de pães, um componente que faz muito sucesso nas receitas do campo.

Ingredientes

1 litro de água
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa/rasa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha funda e misture bem. Deixe a mistura em repouso, até a água começar a fermentar. Jogue a metade fora e, na parte que restar, junte a mesma quantidade de ingredientes, apresentados na lista acima. Espere o fermento caseiro descansar por dois dias.

Toda vez que você for usar o fermento caseiro, guarde sempre um pouco para servir de base para a próxima receita. É fundamental renovar esse ingrediente na hora de preparar um pão caseiro.

Saiba mais: Receita simples de pão caseiro

Fermento caseiro para bolo

Fermento caseiro para bolo. (Foto Ilustrativa)

Fermento caseiro para bolo. (Foto Ilustrativa)

Você já pensou em preparar em casa o seu próprio fermento para bolo? Isso mesmo! Uma versão caseira do tão popular pó Royal. Confira o passo-a-passo:

Ingredientes

1/2 colher de chá de cremor tártaro
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de amido de milho

Modo de preparo: misture bem todos os ingredientes e armazene em um vidro com tampa hermética.

Os fermentos caseiros não possuem prazo de validade, portanto, você pode ficar à vontade para utilizá-lo em várias receitas de pães, bolos, pizzas e muitas outras delícias. Só tome cuidado de conservá-los em locais frescos e iluminados (não pode ser a geladeira).

Veja também: Receita de pão de frigideira passo a passo

Agora você já sabe como fazer fermento caseiro: 2 receitas para bolos e pães. Inclua esse ingrediente no seu dia-a-dia e deixe a alimentação de toda a família mais saudável. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top