Feriado de 15 de novembro: Proclamação da República

Muitos acontecimentos históricos brasileiros, muitas manifestações tiveram como principais participantes o povo. No entanto, todos os anos é comemorada uma data que não houve…

Muitos acontecimentos históricos brasileiros, muitas manifestações tiveram como principais participantes o povo. No entanto, todos os anos é comemorada uma data que não houve absolutamente nenhuma participação do povo, o dia 15 (quinze) de novembro. Dessa vez a sociedade brasileira assistiu de camarote o golpe militar que foi o ápice para a Proclamação da República. Com a monarquia enfraquecida já era de se esperar que em algum momento houvesse a Proclamação da República no Brasil.

Aqueles que foram a favor da Proclamação eram os grandes empresários agroexportadores de café, os militares, a grande e rica Igreja Católica e os abolicionistas. Enfim, muitos que queriam essa mudança faziam parte da elite brasileira. Foram eles os principais responsáveis pela mudança na forma de governar um país.

Entre os principais motivos para o desejo de mudanças destaca-se o processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura, enquanto fatores de mudanças sócio-econômicas. As classes médias urbanas e os cafeicultores do oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo os militares, que saíram vitoriosos da guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além das campanhas abolicionistas, desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II causavam entraves no desenvolvimento nacional do regime monárquico. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava. Pouco depois, a Igreja Católica também se manifestou contra a continuação da monarquia visto que as suas medidas contra a presença de maçons na Igreja foram anuladas pelos poderes dado Imperador Dom Pedro II.

Leia Também:  Feriado 7 de Setembro: O Que Abre e o Que Fecha em SP

Assim, com o conjunto de opositores por parte da sociedade elitizada, a sustentação política da monarquia fora enfraquecendo cada dia mais. Sendo esperado o golpe militar que aconteceu em 15 de novembro de 1889. Não foi um golpe sangrento, ou com muitas manifestações por parte dos militares. Foi apenas a tomada do poder a partir de ameaças e coisas do gênero. Assim na noite do golpe foi feita a Proclamação da República do Brasil.

No dia seguinte o povo simplesmente estava confuso, sem entender o que tinha acontecido enquanto estavam dormindo em suas reconfortantes casas. E assim foi surgindo o Brasil Republicano.

Exatamente, esta é a República Federativa do Brasil, nome bonito não é mesmo? Mas pode chamar apenas de Brasil! Com sua bandeira verde, amarela, azul e branca simbolizando o que há de mais bonito no país e uma frase que é o desejo de um futuro de todos os brasileiros. “Ordem e Progresso”.

Top