Feriado de 12 de outubro em Aparecida, SP

O feriado do dia 12 de outubro foi decretado em 1980. A data celebra a devoção à nossa senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil,…

O feriado do dia 12 de outubro foi decretado em 1980. A data celebra a devoção à nossa senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil, e apesar de ter sido oficializada há pouco mais de 30 anos, ela remonta aos idos do século XVIII, época do suposto achado da imagem.

História da imagem e da igreja

De acordo com as fontes que registram este acontecimento, a imagem foi encontrada por um grupo de pescadores no rio Paraíba. Os documentos relatam que ao jogarem a rede no rio eles capturaram a imagem de uma santa, porém sem a cabeça. Em seguida, jogando a rede mais uma vez, eles encontraram a parte que estava faltando. A partir daí, esses pescadores passaram a pegar um maior número de peixes, fato que foi considerado o primeiro “milagre” da padroeira.

Durante os próximos 15 anos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores presentes no dia. Por causa do suposto milagre, ela passou a ser alvo de constantes orações, devoção que aumentou a medida que a notícia do ocorrido foi se espalhando pela região.

Conheça os supostos milagres de nossa senhora de Aparecida.

Com o crescimento no número de fieis, o oratório construído pela família de Felipe ficou pequeno, fazendo com que em 1734 o vigário de Guaratinguetá decretasse a construção de uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem. Foi neste período que ela começou a ser chamada de Aparecida, mesmo nome da cidade a qual ela deu origem.

Cem anos depois, iniciou-se a construção da igreja hoje conhecida como Basílica Velha. Já no final do século XIX, a imagem recebeu a visita da princesa Isabel, que a presenteou com uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e com o manto azul que ela carrega até hoje. Em 1946, o engenheiro Benedito Calixto de Jesus assinou o projeto de construção da atual Basílica, inaugurada em 1980, durante a visita do papa João Paulo II ao Brasil.

Continuar Lendo  Pré-venda dos pacotes vips Copa 2014

Saiba como funciona a excursão para Aparecida do Norte.

Feriado de 12 de outubro em Aparecida

Durante o feriado do dia 12 de outubro, o templo recebe a visita de inúmeros fiéis e também de curiosos que desejam conhecer a igreja que é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A data movimenta a economia da região e atrai visitantes de todo o país. Além de conhecer a Basílica, os turistas que vão a Aparecida realizam compras, participam de feiras e de outros eventos realizados na cidade. Neste ano, a história deve se repetir e o santuário será o destino de milhares de cristãos católicos espalhados pelo país.

Top