Feng Shui para aumentar o espaço da casa

O Feng Shui é uma técnica que visa promover a harmonização dos ambientes. Os ensinamentos são de origem chinesa e existem a milhares de…

Por Isabella Moretti em 16/05/2013

O Feng Shui é uma técnica que visa promover a harmonização dos ambientes. Os ensinamentos são de origem chinesa e existem a milhares de anos. De acordo com a teoria, algumas mudanças no espaço são capazes de atrair energias positivas e repelir as negativas.

O Feng Shui atrai energias positivas para o ambiente. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Feng Shui: Aprenda a aplicar o Ba-guá

O Feng Shui em casa

A técnica do Feng Shui pode ser aplicada tanto em casa como no ambiente de trabalho. Ela tem como principal ferramenta o ba-guá, que consegue identificar as oito áreas diferentes da vida: espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos e trabalho.

Além de trazer bons fluídos para a vida dos moradores, alguns ensinamentos do Feng Shui são capazes de aumentar o espaço dentro de casa. A sensação de amplitude é estimulada através de medidas simples, que envolvem cores, disposição dos móveis e organização.

Dicas para aumentar o espaço em casa com Feng Shui

Confira a seguir algumas dicas para ampliar o espaço com Feng Shui:

A limpeza e a organização fazem o ambiente parecer mais espaçoso. (Foto:Divulgação)

Uma casa em ordem
Para estimular o chi, que concentra energia vital, as áreas devem estar livres e favorecer a circulação das pessoas. A proposta também valoriza a limpeza dos ambientes e a organização. Com a casa organizada e livre de objetos desnecessários, o espaço acaba sendo otimizado.

Branco acalma e amplia
O Feng Shui considera o branco total como um calmante para a família. Esta cor também é uma ótima estratégia para provocar a sensação de amplitude em espaços pequenos. Os tons mais fortes podem ser usados nos detalhes da decoração.

Sofá na posição correta
O sofá precisa ser posicionado corretamente na sala para não diminuir a sensação de espaço. O Feng Shui recomenda que este móvel nunca fique de costas para a entrada, pois isto bloqueia a visualização geral da área.

O espelho é um objeto de cura e amplitude. (Foto:Divulgação)

Espelhos ajudam os ambientes
A técnica de harmonização chinesa acredita que o espelho é um poderoso objeto de cura. Além de duplicar as imagens positivas dentro de casa, a peça também amplia ambientes pequenos. Ao posicionar os espelhos, é importante que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.

Iluminação adequada
O Feng Shui considera a luz como um elemento importante para qualquer ambiente. A iluminação tem poder de cura e varia de acordo com o cômodo. Para que o espaço seja otimizado, é fundamental optar por uma luz clara, que aumente a visibilidade.

O Feng Shui envolve vários conceitos e detalhes, por isso é importante buscar livros e sites apropriados para aprofundar os conhecimentos sobre a técnica.

Veja também: Truques de decoração para ampliar ambientes

Top