Feng-shui em casa: dicas para usar

O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes, que tem como objetivo equilibrar as energias do espaço em prol do bem-estar e…

O posicionamento dos móveis no ambiente é um aspecto importante para o Feng Shui.

O Feng Shui é uma técnica de harmonização de ambientes, que tem como objetivo equilibrar as energias do espaço em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. O conceito foi criado na China e a tradução literal quer dizer vento (feng) e água (shui).

Um pouco sobre o Feng Shui

Apesar de ser um estudo milenar, o Feng Shui continua influenciando na hora de escolher as cores de um espaço, organizar os objetos e posicionar os móveis. Mais do que simplesmente considerar a estética, a técnica procura cumprir o objetivo de melhorar a circulação de energias boas e afastar os maus fluídos da casa.

Para o Feng Shui, tudo o que acontece no exterior, é considerado reflexo do interior das pessoas, por isso os ambientes residenciais precisam ser planejados e decorados com muito cuidado. Os moradores se guiam pelo Ba-guá, uma espécie de mapa da técnica chinesa, para saber quais as mudanças devem ser realizadas em cada divisão.

O ba-guá é o mapa do Feng Shui.

O ba-guá é um diagrama que determina como as áreas da casa devem se distribuídas para que os moradores vivam com mais harmonia. As zonas que compõem o mapa do Feng Shui representam a Prosperidade, o Sucesso, o Relacionamento, a Criatividade, a Família, a Inteligência, os Amigos e a Saúde. Em casos de energias conflitantes, o responsável pela harmonização precisa colocar em prática algumas curas.

Leia também: Feng Shui – Aprenda a aplicar o Ba-guá

Dicas para aplicar Feng Shui em casa

Confira a seguir uma seleção com dicas para afastar as vibrações ruins da casa e melhorar o dia-a-dia dos moradores.

1. Para evitar as más energias dentro da residência, o Feng Shui recomenda que os moradores se preocupem com a manutenção da casa. Ou seja, se o lar estiver afetado pela desordem e pela sujeira, a circulação de energias positivas fica comprometida, por isso a importância da organização e limpeza;

Leia Também:  Turismo Em Brotas SP - Dicas

2. Há elementos dentro de casa que podem atrasar a vida dos moradores e por isso devem ser evitados, como por exemplo, as paredes com mofo, as rachaduras e os relógios parados;

3. O posicionamento da mobília é essencial para que as boas energias possam fluir, por isso, evite deixar os móveis de costas para as portas;

5. Uma forma de melhorar as energias é apostando na decoração com plantas, pois elas recuperam a vitalidade de cada espaço;

O banheiro é um lugar problemático, por isso ele requer mais cuidado na hora de decorar.

6. Para o Feng Shui, o banheiro é um lugar problemático, pois representa um depósito de impurezas e também simboliza a vulnerabilidade do ser humano. Desta forma, os moradores devem manter o cômodo limpo, bem iluminado e com uma decoração simples.

7. O Feng Shui também chama atenção para o poder das cores, considerando que elas despertam sensações e estimulam as pessoas. O Branco é neutro, mas em demasia cria frieza, o preto lembra o luto e a tristeza, o verde traz à tona a ideia de natureza, o lilás simboliza a tranquilidade, o vermelho é estimulante do sucesso, o azul é terapêutico, o amarelo reforça o lado intelectual e o laranja representa a criatividade.

Esclareça as suas dúvidas: Verdades e mentiras sobre Feng Shui

Top