Felipão assume a Seleção Brasileira

Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão, é o profissional escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol para comandar a Seleção Brasileira até a Copa do…

Por Élida Santos em 28/11/2012

Luiz Felipe Scolari, conhecido como Felipão, é o profissional escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol para comandar a Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2014. No último dia 23 de novembro, Mano Menezes foi demitido do cargo, assim como toda a comissão técnica que o acompanhava.

Saiba mais sobre: Mano Menezes Não É Mais Técnico Da Seleção 

 

Felipão assume a Seleção até 2014 (Foto: Divulgação)

José Maria Marin e seu vice Marco Polo Del Nero declararam preferência pelo ex-treinador do Palmeiras para assumir o cargo. Nessa quarta-feira, 28 de novembro, às 10h30, saiu o anúncio oficial de que Felipão voltaria a ser o treinador da Seleção. O nome do ex-treinador do Palmeiras já era relacionado ao cargo mesmo antes de Mano ser demitido.

Parreira também fará parte da comissão técnica da Seleção Brasileira

A CBF decidiu investir na experiência de fato e além do pentacampeão Felipão, convidou Carlos Alberto Parreira, que conquistou o tetra com a Seleção em 1994, para ser o coordenador da Seleção Brasileira. Já o cargo de diretor de Seleções foi extinto (o antigo ocupante, Andrés Sanchez, pediu demissão nesta quarta-feira).

Leia mais sobre: Mano Convoca Seleção Brasileira Para Amistoso

 

Felipão conquistou o pentacampeonato em 2002 (Foto: Divulgação)

Relembre algumas conquistas de Felipão

O novo técnico da Seleção Brasileira é gaúcho de Passo Fundo e tem 64 anos. Iniciou a carreira de treinador de elencos de futebol em 1982, com o CSA de Alagoas, e teve passagens marcantes por Criciúma (campeão da Copa do Brasil em 1991), Grêmio (Copa do Brasil em 1994, Copa Libertadores em 1995 e Campeonato Brasileiro em 1996) e Palmeiras (Copas do Brasil em 1998 e 2012, e Libertadores em 1999).

O auge da carreira de Felipão, porém, foi com a Seleção Brasileira, quando conquistou o pentacampeonato mundial na Copa de 2002. A esperança é que o treinador desempenhe um bom trabalho até 2014 para continuar a frente da equipe e levar a Seleção ao hexacampeonato, em solo nacional.

Luiz Felipe Scolari também comandou a seleção de Portugal na Eurocopa de 2004 (vice-campeão) e na Copa do Mundo de 2006 (quarto colocado). Seu último título foi no Palmeiras, nesse ano; que apesar do título da Copa do Brasil, foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro após a saída do técnico. Hoje o alviverde tem Gilson Kleina no comando.

Top