Feedly: como usar

O anúncio do fim do Google Reader, divulgado recentemente pela gigante de buscas da internet, pegou muita gente de surpresa, gerando até mesmo revolta…

O anúncio do fim do Google Reader, divulgado recentemente pela gigante de buscas da internet, pegou muita gente de surpresa, gerando até mesmo revolta em alguns dos milhões de usuários do agregador de feeds, que chegaram a criar petições online exigindo que a empresa repense a sua decisão.

O Feedly tem sido o aplicativo mais procurado por quem está de saída do Google Reader (Foto: Divulgação)

Ao mesmo tempo, têm surgido várias listas de alternativas ao Google Reader, mostrando programas que trazem funções e recursos semelhantes à ferramenta de leitura de RSS desenvolvida pelo Google, para não deixar órfãos os internautas que adoram ficar por dentro das últimas atualizações dos seus sites e blogs preferidos.

Em quase todas essas listas de alternativas ao serviço, o aplicativo Feedly está presente e parece ter caído nas graças dos antigos usuários do Google Reader, já que de acordo com os dados mais recentes, cerca de três milhões de pessoas migraram para a plataforma nas últimas semanas.

Saiba mais: Google desativará o Google Reader

Como usar o Feedly

Adicionando a sua lista de RSS ao Feedly (Foto: Divulgação)

Totalmente gratuito, pelo menos até o momento, o Feedly funciona como um complemento para os navegadores Chrome, Safari e Firefox, trazendo basicamente os mesmos recursos do Reader, organizando os conteúdos preferidos dos usuários. Há também o aplicativo Feedly para Android e iOS.

Para usar o Feedly, o primeiro passo é acessar o site www.feedly.com e baixar a extensão para o seu navegador, fazendo a instalação logo em seguida. Após isso, será aberta uma nova aba no browser e você deve clicar em “Start Find and add your favorite sites” para adicionar a sua lista de RSS.

Importando os feeds do Google Reader (Foto: Divulgação)

Caso queira importar a lista que já usa no Google Reader, basta selecionar o leitor de feeds do Google na lista que será mostrada na sequência e permitir o acesso da extensão à sua conta Google Reader, para completar o processo, lembrando que o usuário tem até o dia 1º de julho de 2013 para fazer o backup dos seus dados no Reader.

Leia Também:  Gramática: Caçar ou Cassar?

Daí em diante, você já poderá conferir diariamente as atualizações dos seus sites favoritos através do Feedly, no próprio navegador, tendo a opção de modificar uma série de configurações e personalizar o programa, alterando, por exemplo, as cores de fundo e a forma de exibição dos feeds (revista, linha do tempo, mosaico, etc).

Conheça outras: Alternativas ao Google Reader – download, baixar

App Feedly para Android e iOS

Em poucos minutos o Feedly já mostra as atualizações dos seus sites favoritos (Foto: Divulgação)

Quem possui tablet e/ou smartphone também pode usar o leitor de RSS Feedly em seu dispositivo móvel, contando com interessantes recursos, que foram bastante renovados na versão mais nova do aplicativo.

Para baixar o app Feedly, acesse o Google Play ou a App Store com o seu aparelho e faça o download conforme o sistema operacional.

Top