Federação carioca define os grupos para o Estadual de 2012

PUBLICIDADE
Flamengo buscará o bicampeonato carioca no ano que vem

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro divulgou, nesta quinta-feira, como será a disputa do Campeonato Carioca 2012 e os grupos do torneio. Na próxima temporada, o grupo A será formado por Botafogo, Flamengo, Bonsucesso, Madureira, Macaé, Nova Iguaçu, Resende e Olaria. Por sua vez, a chave B terá Vasco, Fluminense, Boavista, Bangu, Americano, Duque de Caxias, Friburguense e Volta Redonda.

Durante a definição dos grupos, a Federação anunciou que a primeira rodada será realizada nos dias 21 e 22 de janeiro. Pela rodada inaugural, entrarão em campo: Flamengo x Bonsucesso, Fluminense x Friburguense, Vasco x Americano, Botafogo x Resende, Olaria x Nova Iguaçu, Madureira x Macaé, Boavista x Duque de Caxias e Bangu x Volta Redonda.

De acordo com a federação, o regulamento será o mesmo utilizado no campeonato deste ano. Pela Taça Guanabara, conhecido como primeiro turno, os oito times de cada grupo medem forças entre si em turno único, sendo que os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais, quando o primeiro do grupo A enfrenta o segundo da chave B e vice-versa. O campeão do turno já garante automaticamente presença na decisão do Estadual.

PUBLICIDADE

Já pela Taça Rio (segundo turno), os clubes enfrentam times do outro grupo. A exemplo do que acontece na Taça Guanabara, os dois primeiros passam para as semifinais. Assim como em 2011, o campeão do primeiro turno encara o melhor do segundo turno na grande decisão do Estadual, que será realizada em duas partidas.

No caso de um mesmo clube vencer os dois turnos, ele já é considerado campeão estadual sem a necessidade de realizar os jogos finais.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.