Fechar conta poupança: passo a passo

A conta poupança é ainda o melhor serviço bancário para quem deseja guardar dinheiro. Ela deve ser escolhida quando o titular não pretende fazer…

A conta poupança é ainda o melhor serviço bancário para quem deseja guardar dinheiro. Ela deve ser escolhida quando o titular não pretende fazer tantas movimentações e nem pagar taxas para ter uma determinada quantia armazenada com segurança.

Para fechar a conta poupança é necessário fazer um pedido por escrito. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Fechar conta corrente: passo a passo

Fechamento de conta poupança

Diversos motivos podem levar uma pessoa a encerrar a conta poupança, principalmente depois que a modalidade de aplicação financeira foi enfraquecida pelas novas regras.

O processo para encerrar uma conta bancária deveria ser simples, mas ele tem se revelado tão burocrático como a abertura. O número de reclamações no Banco Central envolvendo pedidos de cancelamento de contas bancárias só cresceu nos últimos tempos.

Confira a seguir o passo a passo para fechar uma conta poupança:

1. O cliente deve preencher um formulário, formalizando assim o seu pedido de encerramento de conta por escrito. O banco responsável normalmente dá este documento, com os termos explicitados, data e campo para a assinatura;

2. Se a conta poupança for conjunta, é necessário providenciar as assinaturas de todos os titulares;

Se a conta poupança for conjunta, todos os titulares devem autorizar o encerramento. (Foto:Divulgação)

3. O dinheiro guardado no banco deve ser sacado;

4. É necessário entregar o cartão de débito usado para movimentar a conta. A caderneta de poupança não tem cheque, por isso não é necessário devolver as folhas restantes, como acontece com a conta corrente;

5. Para fechar uma conta, é importante quitar todos os débitos com o banco. A taxa de encerramento varia de uma instituição para outra, mas fica entre 10 e 50 reais;

6. O pedido de encerramento da poupança deve ser entregue na agência e o cliente precisa solicitar o protocolo de atendimento. A instituição financeira terá um prazo de 30 dias para cancelar.

Leia Também:  Cartão de crédito pré-pago: vantagens, como usar

Sobre a conta poupança

A conta poupança não é a melhor opção para quem deseja rentabilidade. (Foto:Divulgação)

A poupança se desta como uma das aplicações financeiras mais tradicionais do mercado. Em 2012, o rendimento da caderneta passou por uma alteração, que não parece vantajosa para todos aqueles que possuem conta poupança.

As novas regras determinam que o rendimento da poupança deixa de ser 0,5% ao mês sempre que a Selic for menor ou igual a 8,5%. Neste caso, o valor rentável passará a ser 70% da Selic (taxa básica de juros) mais a TR.

Quem aplica na conta poupança tem a vantagem de não pagar imposto de renda pelo dinheiro armazenado. No entanto, para os clientes que buscam rentabilidade, a poupança não é o melhor negócio. Ao invés de investir na caderneta, a pessoa deve voltar a sua atenção para o Tesouro Direto.

Veja também: Motivos para sair da poupança

Top