Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas

A Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas pode causar a sensação de frio, pois durante um processo infeccioso, o centro de controle de temperatura fica desregulado,…

A Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas pode causar a sensação de frio, pois durante um processo infeccioso, o centro de controle de temperatura fica desregulado, fazendo o cérebro entender que o corpo está frio e então começa a produzir calor, com objetivo de aquecer o corpo. Com isso, sente-se tremores e calafrios para que o corpo produza calor.

Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas (Foto Ilustrativa)

Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas

Febre – Esclarecendo Algumas Dúvidas é uma maneira do corpo reagir a doenças e infecções, é na verdade o método dele se defender da proliferação de alguma determinada doença. Não é a toa que esse sintoma quase sempre está presente e relacionado as doenças, principalmente aquelas pegas pelo ar (gripe ou resfriado) e até aquelas transmitidas, como a dengue, por exemplo.

Leia mais informações sobre: FEBRE INFANTIL: COMO TRATAR?

Temperatura elevada

E então quando a temperatura atinge um grau que o cérebro interpreta como normal, começa-se a sentir a sensação de calor. E quando a temperatura volta a se regularizar, o suor colabora para perda de calor, equilibrando o organismo.

Temperatura elevada exige cuidado médico (Foto Ilustrativa)

Já no caso de convulsões, o que geralmente pode causá-las é a velocidade no aumento da temperatura e não a febre em si. Pois quando a febre progride rapidamente, algumas crianças predispostas entre 6 meses a 6 anos podem apresentar o quadro de convulsão febril, sendo benigno, mas se requer uma investigação, para ter certeza sobre a segurança da pessoa.

Febre forte é doença grave?

Também não se pode afirmar que haja relação entre o estado de doenças graves seguidos de febres altas, até porque, uma febre baixa e persistente pode ser sinal de algo está errado com o corpo e a saúde. Em suma, o mais importante é buscar o auxílio médico, manter-se alerta para garantia e prevenção dos problemas posteriores com a febre!

Febre alta não significa doença grave (Foto Ilustrativa)

Leia mais informações sobre: COMO COMBATER A FEBRE ALTA DICAS

Leia Também:  Tosse crônica: causas, como tratar

O que fazer para baixar a febre?

Não faça automedicação, isso é um veneno para o corpo e pode até atrapalhar na identificação da doença. O primeiro passo é tentar não se aquecer por conta do frio intenso, que o estado febril evidencia. Num segundo momento, tome bastante água para ir tentando ajudar o corpo a limpar qualquer possível doença.

Banho morno e tomar água ajudam a amenizar a febre mais leve (Foto Ilustrativa)

Se a febre estiver bem discreta, nada muito intensa, veja se ela permanece assim. Agora, se você perceber um aumento da temperatura, não perca tempo. O ideal é procurar um médico, falar dos sintomas, e com base na receita dele tomar os remédios necessários.

Quer saber mais dicas sobre saúde? Aqui no Mundo das Tribos você encontra vários outros artigos sobre esse e outros temas, fique por aqui!

Top