Fazer exercícios no inverno: benefícios

Durante o inverno a prática de exercícios físicos diminui muito devido a indisposição causada pelas baixas temperaturas. Porém, ao contrário do que a maioria…

Por Editorial MDT em 30/07/2012

Durante o inverno a prática de exercícios físicos diminui muito devido a indisposição causada pelas baixas temperaturas. Porém, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, praticar exercícios no inverno proporciona muitos benefícios à saúde do nosso corpo e auxilia no emagrecimento. Saiba mais sobre o assunto. 

A prática de exercícios físicos no inverno ajuda no emagrecimento e na prevenção de doenças. (Foto: Divulgação)

Termômetro x Disposição 

Com a chegada da estação mais fria do ano, a vontade de fazer exercícios físicos diminui acentuadamente. A disposição geralmente é vencida pelo termômetro quando as temperaturas caem. O resultado de tudo isso é uma baita correria, para compensar os meses parados durante o inverno. 

O que a maioria das pessoas não sabe, é que esse é o melhor período do ano para melhorar a saúde e também para perder alguns quilinhos. Confira os motivos para deixar a indisposição de lado e calçar o tênis com muita animação.

Confira algumas dicas de exercícios físicos para o inverno 

Benefícios da pratica de exercícios físicos no inverno 

1. Maior gasto calórico: no inverno o nosso corpo necessita de mais calorias para se manter aquecido, o que aumenta o gasto energético. É por isso que comemos mais nesse período. A vantagem dos treinos no frio é usar o gasto extra com uma dieta balanceada e exercícios para obter a redução de gordura. 

No inverno perdemos mais calorias por gastarmos mais para manter a temperatura.(Foto: Divulgação)

2. Queima os excessos da alimentação: durante o frio aumenta nossa vontade de consumir alimentos mais calóricos. Por isso os exercícios são muito importantes para gastar as calorias que foram consumidas a mais.

3. Tranquilidade no treino: nesse período as academias estão mais vazias, pois a maioria das pessoas prefere ficar em casa a sair no frio. Dessa forma, você pode aproveitar mais o treinador e os aparelhos da academia. As caminhadas e corridas ao ar livre também são mais tranquilas.

4. Evita a depressão e o mau humor: no inverno é comum as pessoas ficarem mais deprimidas e mal humoradas. A prática de exercícios físicos aumenta a concentração endorfina, proporcionando bem estar e tratamento dos sintomas da depressão.

5. Melhora os padrões de sono: praticar exercícios físicos ajuda a melhorar a disposição durante o dia e melhora os padrões de sono durante a noite.

6. Manda embora o sedentarismo: para quem gosta de ficar debaixo das cobertas durante o inverno, passar muito tempo sem praticar exercícios pode acabar com seu condicionamento físico. O sedentarismo pode causar varias doenças ao nosso organismo, portanto o mais indicado e evitá-lo praticando exercícios também no inverno.

Veja como controlar a fome no inverno 

Caminhadas ao ar livre ajudam na nossa saúde física e mental.(Foto: Divulgação)

Os exercícios físicos são indispensáveis para nossa saúde, tanto nas estações mais quentes, quanto nas mais frias do ano. Eles auxiliam no emagrecimento e na prevenção de várias doenças que colocam em risco nosso bem estar físico e mental.  Pratique exercícios físicos no inverno e mantenha a qualidade da sua saúde.

Top