Fatores que influenciam na qualidade do óvulo

Fatores que influenciam na qualidade do óvulo

O ser humano tem aumentado cada vez mais sua expectativa de vida. Com o auxilio da tecnologia e da adoção de hábitos saudáveis, aumenta-se…

Por Editorial MDT em 09/10/2013

O ser humano tem aumentado cada vez mais sua expectativa de vida. Com o auxilio da tecnologia e da adoção de hábitos saudáveis, aumenta-se também a qualidade de vida. Isso tem refletido em novos anseios e aspirações da mulher, levando a gestações cada vez mais tardias. Saiba mais sobre o assunto e veja os fatores que influenciam na qualidade do óvulo.

A idade é um dos fatores que influencia na qualidade do óvulo. (Foto:divulgação)

Fertilidade feminina

Os tratamentos estéticos estão cada dia mais avançados e são capazes de retardar o envelhecimento, mas a idade pode ser decisiva já a partir dos 35 anos. Com o tempo, a qualidade dos óvulos diminui e isso acontece progressivamente. Só no Brasil, 10 milhões de pessoas apresentam dificuldades para engravidar, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Uma mulher normal com idade menor que 30 anos, estima-se que as chances de engravidar seja de 20% por mês e após os 40 apenas 5%.  Aos 34 anos, 11% das mulheres já são inférteis. Isso ocorre porque a medida que a mulher envelhece um dos principais fatores ligados a fertilidade sofre alteração, envelhecimento e diminuição da reserva ovariana. Quanto mais o tempo passa, menos óvulos a mulher tem.

Isso significa que os óvulos que a mulher possui são os mesmos que já possuía quando ainda estava na vida uterina da mãe e vão sofrendo várias agressões causadas pelos impactos ambientais, como alimentação, estresse e outros. As chances de engravidar diminuem de forma drástica e as chances de enfrentar problemas de fertilidade aumentam de forma significativa.

A fertilidade pode ser prejudicada por alguns fatores. (Foto: divulgação)

Fatores que influenciam na qualidade do óvulo

1. Bebidas alcoólicas: tomar uma garrafa de vinho e outras doses de bebida podem diminuir as chances de até 40% para engravidar, além de produzir um efeito negativo no desejo sexual. O álcool resulta em um funcionamento inadequado dos ovários com irregularidade do ciclo menstrua e produção de óvulos de baixa qualidade.

2. Drogas: o uso de drogas afeta a produção hormonal do cérebro. Os hormônios anabolizantes, cocaína, maconha e outras drogas capazes de prejudicar os óvulos das mulheres.

3. Cigarro: a nicotina e outras substâncias nocivas presentes nos cigarros prejudicam a capacidade do organismo feminino de produzir hormônios que regulam a ovulação e predispõem as anomalias genéticas. O impacto negativo em fumantes passivas é praticamente o mesmo que o visto nas ativas.

4. Obesidade:está associada a uma maior incidência de infertilidade já que o aumento da gordura corporal interfere no equilíbrio hormonal, dificultando as chances de engravidar. As mulheres obesas apresentam níveis de gordura elevados e inflamação no fluido folicular que rodeia os óvulos, causando grande impacto no potencial desenvolvimento da célula.

O cigarro pode prejudicar a qualidade do óvulo. (Foto: divulgação)

Dentre os truques para engravidar mais rápido está em manter a qualidade do óvulo. Para isso, é necessário tratar os fatores que influenciam na fertilidade feminina. Aposte em uma qualidade de vida saudável e adotes hábitos que previnam o envelhecimento precoce.

 

Top