Enxaqueca Sintomas e Causas

Causas da Enxaqueca Um estudo em 200 pacientes sofredores de uma das mais temidas dores de cabeça, a enxaqueca revela os fatores desencadeantes mais…

Enxaqueca

Causas da Enxaqueca

Um estudo em 200 pacientes sofredores de uma das mais temidas dores de cabeça, a enxaqueca revela os fatores desencadeantes mais comuns.

O estudo foi publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria, v.66 n.3a, 2008, pgs 494-499, que pode ser acessado atraves do site  Cefaleias.

A equipe de estudo do Dr Mario Peres, Neurologista do Hospital Albert Einstein, mostrou que as sobrecargas foram os aspectos mais importantes, 83,5% apresentaram algum fator alimentar, sendo o jejum mais freqüente, seguido de álcool e chocolate.

Dos fatores hormonais, o período pré-menstrual foi o mais freqüente. Atividade física causou enxaquecas em 13%, atividade sexual em 2,5%, estresse em 64% e 81% relataram o sono como fator desencadeante. Em relação aos fatores ambientais, odores foram desencadeantes em 36,5%. Os autores concluem que os fatores desencadeantes são freqüentes em enxaqueca e a sua detecção deve ser pormenorizada para que se reduza a freqüência de crises e melhore a qualidade de vida dos pacientes.

Sintomas da Enxaqueca

Enxaqueca é um distúrbio neurovascular crônico, incapacitante, caracterizado por ataques de cefaléia intensa, freqüentemente unilateral e latejante. Em cerca de 15% dos casos, o quadro de dor é precedido por uma aura premonitória que envolve sintomas neurológicos.
Os ataques são geralmente associados a náuseas, vômitos, sensibilidade excessiva à luz, ao som ou ao movimento. Sem tratamento, as crises típicas duram de 4 a 72 horas.
Para fazer o diagnóstico de enxaqueca há necessidade de uma combinação de achados, como ilustra a tabela abaixo:

A enxaqueca é uma enfermidade caracterizada por episódios de cefaléia com 4 a 72 horas de duração e mais dois dos seguintes sintomas:
1.Dor unilateral;
2.Dor de intensidade média ou forte;
3.Latejamento;
4.Piora com a movimentação.

E um dos seguintes sintomas:

1 Náusea ou vômito
2 Fotofobia (sensibilidadeà luz) ou fonofobia (desconforto provocado pelos sons).

 

Obs. Artigo enviado por Dr Mario Peres ao blog Mundodastribos.





Este artigo possui 1 comentário

  1. Sanielly
    Publicado em 21/09/2009 às 3:41 PM [+]

    Eu tenho enxaqueca,ontem mesmo tive um ataque,no meu casa eu começo vendo tudo embarçado,se vejo rosto não vejo corpo e virse e versa.tenho que vomitar para obter alivio.É horrível!


Top