Fatores de Protetores Solar no Inverno

A pele é algo que merece atenção especial por parte das pessoas, pois a exposição solar é prejudicial de muitas maneiras, não somente por…

A pele é algo que merece atenção especial por parte das pessoas, pois a exposição solar é prejudicial de muitas maneiras, não somente por causar o envelhecimento precoce, mas também pelo risco do câncer de pele, ocasionado pela não proteção dos raios solares. Sem contar que pode favorecer o aparecimento de manchas, no caso de uma pele com acne, ou peles muito claras. Cada pele reage de maneira diferente diante da exposição solar inadequada, entretanto, todo tipo de pele merece a proteção adequada para evitar problemas sérios de saúde por este motivo.

Para auxiliar as pessoas existem os filtros solares, que são de importância extrema o seu uso no dia a dia. Para saber como usar o filtro solar é simples, os fatores são definidos por números, e segundo os dermatologistas, todas as pessoas devem usar no mínimo o fator 15, inclusive quem tem pele morena e negra que geralmente necessitam de menos proteção, comparadas a uma pele mais clara. Para definir qual fator usar, e determinar a eficácia do produto é preciso levar alguns itens em consideração, como a cor da pele, a freqüência com que o filtro solar é aplicado, o tipo de atividade que a pessoa irá exercer (nadar, ou o suor excessivo), sem contar que cada pele absorve de uma forma o filtro solar.

O verão e os dias ensolarados pedem cuidado redobrado quanto à utilização do filtro solar, entretanto muitas pessoas acham que não se deve usar protetor solar no inverno, e é onde mora o perigo. Mesmo com dias mais frios e nublados, o efeito dos raios UVA e UVB continuam agindo, e não é porque no inverno temos temperaturas mais baixas, que o sol deixa de agir.

Erradamente as pessoas pensam que o uso do protetor solar no inverno é desnecessário, porém nenhuma regra muda, inclusive sobre os horários que devem ser evitados para exposição solar continuam os mesmos, das 10h até as 15h. Antes e depois desses horários o sol é mais ameno e causa menos danos a pele, porém o uso do filtro solar ainda não é dispensado.

Muitas pessoas se perguntam qual fator de protetor solar usar no inverno, e a resposta é mais simples do que se pensa, pois não existe um fator em especial necessário para o inverno, alguns especialistas indicam no mínimo o fator 15 ou 20 para o uso diário. Entretanto, cada pessoa deve usar de acordo com a sua necessidade, quanto mais clara a pessoa for, maior deve ser o fator, pois a pele será mais sensível e sofrerá mais com os efeitos nocivos do sol. Existem dois tipos de protetores solar, o em gel e em creme, para o inverno o filtro solar mais recomendado é o em creme, pois o gel tem em sua composição álcool, o que pode ocasionar o ressecamento da pele, já comum nesta época do ano.

O importante é ter em mente que a proteção deve ocorrer todos os dias, pois os danos ocasionados pelo sol são sérios e exige cuidados especiais por parte de todas as pessoas, independente do tipo de pele de cada um. E agora já sabemos que não se pode deixar o filtro solar de lado, apenas por ser inverno, e que a proteção acontece o ano topo, independente do dia, e da estação do ano.

Top