Família narcisista: entenda o que é

O distúrbio narcísico de personalidade é um dos que mais aparecem nos consultórios psicológicos nos dias atuais. Junto com esse problema, os pacientes trazem…

Por Editorial MDT em 04/09/2013

O distúrbio narcísico de personalidade é um dos que mais aparecem nos consultórios psicológicos nos dias atuais. Junto com esse problema, os pacientes trazem consigo vários tipos de transtornos afetivos, especialmente a ansiedade e depressão. Saiba mais sobre o assunto e entenda o que é família narcisista.

Homens também podem sofrer com esse problema. (Foto: divulgação)

Família narcisismo

O nome narcisismo é advindo de uma lenda grega que conta a história de um homem chamado de Narciso, que ao se sentar na beira do lago, se apaixona pela imagem que é refletida na água. Na verdade ele se apaixona por si mesmo e não consegue parar de se olha até desfalecer e morrer.

As pessoas que se apresentam esse distúrbio normal parecem ser pessoas bem sucedidas. Elas têm valores principais como poder, beleza e sucesso e trabalham em função disso. Afinal, a sensação de valor pessoal depende dessas coisas. São apegados a uma imagem exterior que construíram e que é a base da autoestima.

O narcisista passa grande parte da vida na busca de aplausos e aprovação externa, já que ele não encontra isso na sua essência. Não existem motivos para sentir orgulho de si mesmo. Essa pessoa sofre, já que dificilmente se sente satisfeito e faz com que os outros sofram.

O narcisista se preocupa demais com a imagem pessoal. (Foto: divulgação)

Como é a família narcisismo

Quem sofre com esse mal não nasceu assim. Na verdade, as pessoas que sofrem com esse distúrbio carregam na sua história pessoal a dor de não terem se sentido amadas quando crianças e a partir disso, desenvolvem uma frieza emocional nos relacionamentos interpessoais. Isso ocorre de uma maneira de se defender para nunca mais sentir a decepção que experimentam quando são crianças.

Esse tipo de cultura incentiva a formação dos seres humanos esvaziados de virtudes, mas cheios de aparatos exteriores. É esse tipo de amor que as crianças estão recebendo atualmente. Não se trata de desprezo ao que é material, ao sucesso e à beleza. Mas sim uma forma de compreender a essência do que traz saúde e satisfação ao psiquismo, de compreender o porquê as crianças e adolescentes cada vez mais cedo nas emoções, depressões, distúrbios alimentares e síndrome do pânico.

O narcisista vive aquilo que não é de fato. (Foto: divulgação)

A família narcisista cada dia mais faz parte dos lares atuais. Dentre os tipos de chatos que habitam o facebook estão os narcisistas. As famílias são cada dia mais vazias, buscando se encontrar aprovação exterior já que não encontram na sua essência. É necessário procurar ajuda de um profissional especializado no assunto.

Top