Falta de vitamina B12: sintomas

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um nutriente essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Ela atua juntamente com…

Por Editorial MDT em 07/06/2013

A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um nutriente essencial para a saúde do sangue e do sistema nervoso. Ela atua juntamente com o ácido fólico na formação de células sanguíneas, eritrócitos e timidina que é um componente do DNA celular. Saiba mais sobre o assunto e veja quais os sintomas da falta de vitamina B12 no organismo.

A vitamina B 12 pode ser encontrada em vários alimentos. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Benefícios da vitamina B12

A vitamina B12 oferece muitos benefícios para pessoas de todas as idades. Ela combate a asma e ajuda a melhorar a memória dos idosos. As pessoas que estão em idade avançada e possuem diminuição do funcionamento mental, devem consumir essa vitamina.

A medida que envelhecemos, esse nutriente pode reverter a lentidão mental ou somente ajudar a ter uma boa noite de sono. Além disso, ajuda a evitar a depressão, já que possui um composto que auxilia na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

A B12 tem papel muito importante na produção de melatonina, hormônio que ajuda no sono. Quando envelhecemos, o corpo fica menos eficiente na fabricação desse hormônio. A suplementação com esse tipo de vitamina ajuda os idosos a dormirem melhor.

A falta de vitamina B12 pode deixar a pele mais amarelada. (Foto: divulgação)

Sintomas da falta de vitamina B12

A falta de vitamina B12 não pode ser percebida com facilidade, ela se manifesta em fase mais avançada onde é caracterizada pela síndrome da fadiga crônica. Nesse caso, o individuo queixa-se com frequência que ao levantar da cama já está cansado.

Os sintomas iniciais da carência de vitamina B12 incluem falta de concentração, formigamento das pernas e memória prejudicada. Em seguida, ocorre um agravamento da deficiência provocando anemia megaloblástica caracterizada por hiperatividade da medula óssea e aparecimento de glóbulos brancos no sangue.

Os vegetarianos são o grupo de maior risco de desenvolver uma deficiência de vitamina, já que ela é encontrada somente nos alimentos de origem animal, apesar de existir distúrbios hereditários que bloqueiam o transporte ou atividade dessa vitamina. Isso pode levar ao desenvolvimento de anemia por deficiência de vitamina B12.

Anemia por falta de vitamina B12

A anemia é uma doença onde o corpo não produz glóbulos vermelhos saudáveis. São eles quem fornece o oxigênio para os tecidos do corpo. Nosso organismo precisa dessa vitamina para produzir os glóbulos vermelhos.

Por isso, é importante apostar em uma alimentação rica em vitamina B12 , como carne, aves, ovos, frutos do mar e laticínios. Adote uma dieta balanceada rica em vitaminas e outros nutrientes importantes para o organismo.

Escolha bem a alimentação. (Foto: divulgação)

A vitamina B12 é essencial para bom funcionamento do nosso organismo. Ela pode ser obtida através da alimentação saudável A deficiência dessa vitamina pode ocasionar vários sintomas que prejudicam a saúde do indivíduo. Por isso, é importante ter cuidados com esse fator para que não coloque em risco a vida dos acometidos.

Top