Falta de vitamina A: como afeta o corpo

Todo mundo sabe que ter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável. Cada nutriente tem uma função em nosso corpo, sendo…

Todo mundo sabe que ter uma alimentação saudável é essencial para ter uma vida saudável. Cada nutriente tem uma função em nosso corpo, sendo essencial que todos eles sejam consumidos, de uma maneira equilibrada para obter os benefícios. É importante ressaltar que a deficiência de diversos nutrientes pode ocasionar diversos malefícios ao organismo. Saiba como a falta de vitamina A afeta o corpo.

A vitamina A é um ótimo antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. (Foto: divulgação)

Consequências da falta de vitamina A

A deficiência de vitamina A ocasiona diversas repercussões ao organismo, sendo a principal delas a alteração de estruturas epiteliais de diferentes órgãos. A vitamina A é um nutriente essencial para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. Além disso, tem relação direta com a manutenção da visão, com o funcionamento do sistema imunológico (de defesa) e a manutenção das mucosas do corpo, incluindo o nariz, a garganta, a boca e os olhos. Essas estruturas são as principais responsáveis em desenvolver proteção contra as infecções do corpo, pois atuam como barreiras de proteção. Outra vantagem oferecida pela vitamina A, é que ela um potente antioxidante, combatendo de forma direta, os radicais livres que estão ligados com o envelhecimento precoce.

Quadro clínico da deficiência de vitamina A

Separamos abaixo alguns exemplos de manifestações que estão diretamente ligadas com a deficiência da vitamina A. São eles:

  • Xeroftalmia – como foi anteriormente mencionado, o revestimento ocular é um dos severamente afetados pela falta de vitamina A. Como consequência, o indivíduo apresenta cegueira noturna, onde a pessoa não consegue se adaptar a ambientes com pouca iluminação.
  • Xerose corneal – caracteriza-se pela perda de brilho da córnea e que assume um aspecto granular e ulceração progressiva. Como consequência, o indivíduo pode apresentar destruição do globo ocular, resultando em cegueira irreversível.
  • Infecções frequentes – a falta de vitamina A reduz a capacidade do organismo se defender das doenças, em especial, as infecciosas.

    Uma alimentação saudável é a melhor forma de prevenir a deficiência da vitamina A. (Foto: divulgação)

 Causas de deficiência de vitamina A

São diversas as causas relacionadas com a deficiência de vitamina A. Entre elas, podemos citar:

  • Falta de amamentação do leite materno;
  • Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A;
  • Consumo insuficiente de alimentos que contem gordura. Esta é essencial para que a vitamina A seja absorvida de forma adequada.
Leia Também:  Erros ao escolher penteado de noiva

Principais fontes de vitamina A

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos que são de origem animal, como por exemplo, o fígado, as gemas de ovos e o leite integral, assim como seus derivados. Além disso, os vegetais, algumas frutas e os legumes também são ricos em vitamina A. Entre os exemplos, podemos citar os legumes e frutas de coloração alaranjada e os vegetais de coloração verde-escura.

Conheça como a falta de vitamina A pode afetar o corpo humano. (Foto: divulgação)

A vitamina A é essencial para o organismo, por ser responsável em prevenir doenças ao indivíduo. Após conhecer como a falta de vitamina A afeta o corpo, é importante adicionar os alimentos que são ricos nesse nutriente na dieta e obter os benefícios.

Top