Falta de diálogo na relação: como lidar

Uma relação amorosa tem os seus altos e baixos, mas é importante saber lidar com os conflitos para que a vida a dois não…

Uma relação amorosa tem os seus altos e baixos, mas é importante saber lidar com os conflitos para que a vida a dois não se transforme em um verdadeiro inferno. Entre os principais problemas enfrentados pelos casais, vale ressaltar a falta de diálogo.

A falta de diálogo faz com que tudo dê errado em um relacionamento. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como lidar com o casamento em crise

As causas e as ameaças da falta de diálogo

A falta de diálogo se manifesta quando o casal não consegue conversar civilizadamente e sempre acaba protagonizando uma briga. O problema é aquecido, sobretudo, pela discordância. No casamento, por exemplo, o marido e a mulher discordam sobre questões financeiras, criação dos filhos, trabalho e tarefas domésticas.

Quando falta conversa na relação, tudo começa a dar errado. A convivência fica difícil e muitos assuntos acabam pendentes, pois não são bem resolvidos. Por causa da ausência de diálogo, um probleminha familiar se transforma em uma verdadeira tempestade e pode abalar o relacionamento.

Se a falta de diálogo se tornar algo frequente na relação, o casal vai brigar com mais frequência, acabando gradualmente com o companheirismo e o respeito do casamento ou namoro.

Quando não há uma conversa, o casal briga o tempo todo. (Foto:Divulgação)

Como lidar com a falta de diálogo?

Para melhorar o diálogo e salvar a relação amorosa, veja algumas dicas:

Escolha a hora certa para falar
Conversar com o (a) companheiro (a) de cabeça quente não é a melhor forma de chegar a um consenso ou expor um problema. Por isso, é importante reconhecer a hora certa de falar, ou seja, um momento mais tranquilo e sem estresse.

Use tom suave ao conversar
Ao iniciar uma conversa, vale manter o tom de voz baixo e suave. Gritos e agressividade costumam prejudicar ainda mais a situação. Ironias e cobranças também devem ser evitadas para que o diálogo transcorra tranquilamente.

Leia Também:  Música clássica para bebês

Ouça mais
É preciso saber ouvir, considerando os argumentos antes de assumir uma posição. Escutar é algo fundamental no diálogo, pois somente assim é possível entender a situação e pensar em uma solução. A pessoa também deve falar, caso contrário o outro fará julgamentos errados ao tentar adivinhar os pensamentos.

Até mesmo o silêncio pode ser perigoso. (Foto:Divulgação)

Cuidado com o silêncio
Quem opta pelo silêncio deve tomar muito cuidado, pois ele possui vários significados. Pode ser um sinal de culpa, mágoa, descaso, tédio ou indiferença.

Respeito em primeiro lugar
Para facilitar a comunicação, o casal precisa ter como base o respeito. Tudo precisa ser levado em consideração e nenhuma das partes deve assumir uma posição autoritária, como se fosse dono absoluto da verdade. O respeito favorece o entendimento e a conciliação.

Veja também: Descubra como driblar as crises no namoro

Top