Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Falha no Facebook expõe informações de usuários

Falha no Facebook expõe informações de usuários

Por Andre

Uma nota divulgada no último dia 21 de junho, no blog de segurança do Facebook, chamou a atenção dos usuários da rede social mais popular da atualidade, mostrando que mesmo com todos os investimentos em segurança, para proteger as contas no Facebook, a rede ainda está sujeita a alguns bugs.

Uma falha no Facebook deixou expostos os números de celulares e endereços de e-mails de 6 milhões de usuários da rede social (Foto: Divulgação)

É que de acordo com o comunicado, uma falha no Facebook expôs informações de usuários, liberando o acesso a endereços de e-mails e números de telefones celulares armazenados na rede, que podem ter sido visualizados e copiados por usuários conhecidos ou por pessoas que possuam algum tipo de conexão com os perfis afetados.

O bug, que atingiu cerca de seis milhões de membros do Facebook, inclusive muitos brasileiros, foi descoberto através do programa White Hat da empresa, por meio do qual especialistas externos relatam falhas encontradas na rede social.

Como aconteceu a falha

O bug ocorreu na ferramenta "Baixe suas informações" (Foto: Divulgação)

Segundo o Facebook, o problema ocorreu na ferramenta “Sugestões de amigos”, que permite carregar listas de contatos e listas de endereços em sua rede, combinando tais informações com outros dados de contatos existentes na plataforma, para sugerir usuários que você possa conhecer e que ainda não foram adicionados ao seu perfil.

A falha fez com que as informações de pessoas conhecidas fossem conectadas aos perfis afetados e, a partir do momento em que o recurso “Baixe suas informações” (utilizado para fazer backup das informações armazenadas nas contas) fosse acessado, os números de telefones e os endereços de correio eletrônico de usuários conhecidos ou com algum tipo de ligação com você viessem junto com os seus dados.

Apesar do susto de que a falha no Facebook expõe informações de usuários possa ter causado em algumas pessoas, os responsáveis pela rede social afirmam que nenhum outro tipo de dado, além dos citados, foram acessados por terceiros, garantindo a privacidade de outras informações pessoais e de dados financeiros.

Bug já foi corrigido, segundo o Facebook

Trecho do comunicado postado pelo Facebook, informando que a falha já foi corrigida (Foto: Divulgação)

Assim que o bug no Facebook foi detectado, a ferramenta “Baixe suas informações” foi desativada e teve a vulnerabilidade corrigida, sendo reativada logo a seguir pela equipe de segurança do Facebook.

De acordo com os responsáveis pela segurança na rede social, não houve nenhum relato de que os dados foram utilizados de forma maliciosa. Outra informação importante é que todos os usuários afetados por essa falha no Facebook serão avisados via e-mail.

Recomendado para você
Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Banrisul Home Banking

Tecnologia

Badoo Como Funciona?

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *