Falar sozinho melhora o funcionamento do cérebro

A maioria das pessoas alguma vez na vida já conversou sozinha. Um tempo atrás esse tipo de comportamento foi apontando por pesquisadores como irracional.…

Falar sozinho movimenta o cérebro e o torna mais potente.

A maioria das pessoas alguma vez na vida já conversou sozinha. Um tempo atrás esse tipo de comportamento foi apontando por pesquisadores como irracional. Porém, recentemente estudiosos descobriram que falar sozinho na verdade demonstra alguns benefícios para o cérebro como a melhora do funcionamento e consequentemente dos processos cognitivos. Confira mais.

Falar sozinho melhora a memória

De acordo com o Journal of Experimental Psychology, falar sozinho pode melhorar a capacidade de memorização. Além disso, pode fazer com que a pessoa fique mais esperta e tenha uma melhor concentração. Existem outros estudos que sugerem que até mesmo o desempenho físico pode ser melhorado através do autopapo.

Os estudiosos Gary Lupyan e Daniel Swingley realizaram vários testes e verificaram que falar sozinho ajuda a ter uma memória melhor. As pessoas que possuem o costume de conversar com elas mesmas conseguem encontrar objetos perdidos com maior facilidade, relembrando onde estavam.

A inspiração para a pesquisa surgiu quando ambos começaram a observar pessoas fazendo compras e perceberam que algumas repetiam os nomes dos objetos que estavam nas prateleiras. O primeiro teste mostrou que a repetição do nome do objeto melhora a capacidade cognitiva cerebral de encontrá-lo. Mesmo comparando com o fato de segurar uma lista com os nomes dos itens a serem comprados. Dessa forma o estudo comprovou que falar sozinho é uma forma de exercitar o cérebro, melhorando a memória e outras capacidades cognitivas.

Estudos comprovam que falar sozinho ajuda a melhorar a capacidade cerebral.

Benefícios de falar sozinho

  • Falar sozinho incentiva o cérebro a manter o foco para realizar as tarefas e resolver os problemas;
  • Melhora a capacidade de pensar, resolver as coisas de forma mais rápida e também de relembrar com maior facilidade;
  • Repetir palavras em voz alta ajuda o cérebro a reativar a informação visual e facilita a procura;
  • A linguagem estimula a percepção e faz com que o indivíduo focalize a sua atenção na tarefa a ser realizada;
  • Alguns estudos realizados mostraram que as crianças que conversam sozinhas, possuem mais facilidade no processo de aprendizagem.
Leia Também:  Coleção Via Marte 2013

Já ficou provado que falar sozinho é uma ótima alternativa para as pessoas mais esquecidas. Dessa forma, uma dica para quando perder algum objeto é repetir várias vezes o nome dele como, por exemplo, “carteira, carteira, carteira” e não se preocupe com o que as pessoas vão pensar. Também é indicado conversar consigo mesmo papos mais longos e duradouros, pois essa atitude pode melhorar o funcionamento cerebral e suas capacidades.

A memória melhora quando se tem o hábito de conversar consigo mesmo.

Veja também: Alimentos que ajudam a memória e Técnicas para obter boa memória.

Top