Faixas do jiu-jitsu: cores, quais são

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa amplamente procurada por um vasto e diferenciado publico, sejam as mulheres, homens, adultos ou crianças. Seu principal…

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa amplamente procurada por um vasto e diferenciado publico, sejam as mulheres, homens, adultos ou crianças. Seu principal objetivo é assegurar técnicas que mobilizem e desviem a força do adversário, de forma que esta luta é amplamente demandada por quem está em busca de técnicas de autodefesa e maior domínio da força física.

Assim sendo, para você que tem curiosidade, veja a seguir o que é e quais são as respectivas cores das faixas do Jiu-Jitsu:

Saiba mais sobre esta arte marcial e as suas graduações (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre o Jiu Jitsu

Estima-se que a origem do Jiu-Jitsu se deu nas escolas de samurais, através das castas guerreiras do Japão. Entretanto, os movimentos e golpes existentes neste esporte também apontam influencias indianas e de outras culturas que se faziam da arte da guerra como uma filosofia de vida.

As técnicas básicas do Jiu-Jitsu consistem em um amplo domínio físico e psicológico para que o praticante alcance a vitória sobre os seus adversários, de forma que os golpes procuram sempre imobilizar e neutralizar a agressão do oponente.

Os golpes desta arte marcial procuram neutralizar a força do oponente (Foto: Divulgação)

Quais são as faixas do Jiu-Jitsu

Diferentemente do sistema de graduação e cores de faixas do Caratê, o Jiu-Jitsu se inicia na faixa branca, passando posteriormente pelo cinza, amarelo, laranja e verde quando os praticantes oscilam em uma faixa etária de até 15 anos de idade. Os adultos, depois da branca já passam para a faixa azul, que simboliza a mente e um maior domínio do corpo através deste veículo. Em seguida vem o roxo que caracteriza uma pessoa de maior preparo, avançando posteriormente  para a faixa marrom.

O sistema de graduação do Jiu-Jitsu é diferenciado do restante das outras artes marciais (Foto: Divulgação)

Depois da marrom o praticante se torna faixa preta em Jiu-Jitsu, de acordo com o seu desempenho, porém é necessário que ele tenha mais de 19 anos de idade antes de entrar nessa etapa do esporte. Dentro da faixa preta existem várias graduações, que se iniciam na faixa preta lisa e mais outros 6 graus nos quais o aspirante deve passar.

Continuar Lendo  Arborismo – Como Praticar

A faixa do Jiu-Jitsu vermelha e preta já simboliza um guerreiro que está no caminho de se tornar um mestre que, por fim, recebe a faixa vermelha, o ponto máximo desta arte marcial.

Top