Faculdades de Publicidade e Propaganda em SP

Um dos cursos mais procurados nas faculdades de todo o Brasil é a graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. O…

Por Redacao em 24/05/2011


Um dos cursos mais procurados nas faculdades de todo o Brasil é a graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. O profissional que se forma como bacharel nesta área pode atuar como publicitário no mercado de trabalho. Dentre as principais atividades de um profissional formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, estão as pesquisas dos públicos alvos para quais determinada instituição fará sua propaganda, ou direcionará sua estratégia de divulgação, trabalha questões como abordagem, técnicas e estratégias para lançamento de publicidade, elabora a propaganda para qualquer meio de comunicação e massa existente, dentre outras atividades.

O conteúdo dos cursos variam conforme a faculdade ou universidade que o aluno estiver cursando, mas algumas características são comuns para a maioria das grades programáticas do curso de comunicação social com habilitação em publicidade. Dentre elas a divisão de algumas disciplinas com outros cursos da área de comunicação social, como Jornalismo e Relações Públicas, uma formação mais humanística e teórica preparando o profissional para dar continuidade aos seus estudos com um mestrado ou doutorado, e também oferecem foco em  alguma determinada área de conhecimento da publicidade e da propaganda.

O mercado de trabalho para os profissionais de publicidade e propaganda pode ser considerado um dos melhores se comparados com outros cursos do ramo. O profissional formado pode conseguir boas oportunidades em agências mais tradicionais, visto que o aquecimento da economia promove um aumento significativo do que as empresas gastam com publicidade. Além disso, outras áreas estão em crescimento para profissionais formados em publicidade e propaganda, como Marketing e Mídias Digitais, esta última enfocando a publicidade em meios como internet, TV digital e celular.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais que se formam no curso de Publicidade e Propaganda e que vão atrás de emprego no mercado de trabalho são os baixos salários oferecidos, especialmente para quem está começando na profissão. Além disso, os estudantes que desejam ingressar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda devem estar cientes que um publicitário trabalha bastante, sendo que algumas pesquisas apontam que um profissional da área chega a trabalhar, em média, três horas a mais por dia do que a carga horária que está prevista no contrato de trabalho dele.

Confira alguns locais onde estudar Publicidade e Propaganda na cidade de São Paulo:

Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE

Escola de Comunicação e Artes (ECA)

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Universidade Anhembi Morumbi – UAM

Universidade Mackenzie

– Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul

 

Top