Faculdades de Medicina em SP

Acompanhando a necessidade dos médicos de se adaptarem a situações novas e de darem resposta às mudanças na área da saúde, as faculdades de…

Por Redacao em 19/03/2011

Acompanhando a necessidade dos médicos de se adaptarem a situações novas e de darem resposta às mudanças na área da saúde, as faculdades de medicina têm vindo a renovar os seus currículos. A necessidade e urgência da realização de mudanças no setor de saúde, amplamente reconhecidas no país, atingiu o setor da educação médica que tem recentemente se empenhado para fornecer uma educação de qualidade aos futuros doutores, para que assim consigam responder aos novos desafios das sociedades atuais. Neste processo de renovação das Faculdades de Medicina em SP, destacamos a qualidade do ensino oferecido, que tem por objetivo desenvolver no aluno as competências necessárias para um profissional comprometido, responsável e de acordo com os princípios éticos.

É bastante conhecido o crescimento do aparelho formador em medicina nas últimas três décadas, sobretudo na América Latina e no Brasil, com a consequente expansão do número de professores e alunos. Acrescente-se, ainda, que nos encontramos perante uma explosão de novos conhecimentos, decorrente do progressivo avanço científico e tecnológico das ciências biomédicas, sabendo-se cada vez mais sobre as doenças e os seus mecanismos, o que implica a atualização continuada dos currículos dos cursos de medicina. Será, assim, fácil compreender que as faculdades de medicina de São Paulo bem como de todo o país estão a confrontar com a necessidade de repensar os seus currículos, as suas estratégias, os ambientes e locais formativos e a equacionar uma formação que prepare os estudantes para estas novas realidades.

A Medicina tem como objetivo a assistência à saúde do ser humano, na sua integridade biológica e psicosocial. O aluno deve adquirir ao longo do Curso, conhecimentos fundamentais nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Saúde Coletiva, que o tornem competente para prestar assistência médica de qualidade, para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Para o profissional entrar com chave de ouro no mercado de trabalho não basta apenas um diploma de medicina e sim, que ele se empenhe para entrar em uma instituição de renome, pensando nisso selecionamos algumas. A seguir algumas das melhores faculdades de medicina de SP e que também estão no hall das melhores do país:

USP (Universidade de São Paulo)

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em SP

PUC-Campinas – SP

Unesp Botucatu (Universidade Estadual de São Paulo)

USP Ribeirão Preto

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Se você conhece mais alguma universidade que deveria estar na lista deixe um comentário, adoraremos compartilhar a sua opinião para enriquecer o conteúdo do artigo.

 

Top