Faculdades de Línguas USP

Ser professor de níveis fundamental, médio ou superior, pesquisador, tradutor, crítico literário, escritor, trabalhar em grandes empresas, conhecer a literatura e a cultura de…

Por Redacao em 07/07/2011

Ser professor de níveis fundamental, médio ou superior, pesquisador, tradutor, crítico literário, escritor, trabalhar em grandes empresas, conhecer a literatura e a cultura de outro país e conseguir se comunicar perfeitamente fora do Brasil. Isso tudo e muito mais é o que o curso de graduação em Letras pode dar aos interessados. A faculdade de Línguas na Universidade de São Paulo (USP) tem 15 especializações. Os interessados devem prestar vestibular.

A faculdade de línguas na USP dá subsídios para uma visão crítica acerca da linguagem e tudo o que a ela está ligado. Primeiramente, o aluno passa por uma programação básica, com duração de um ano, com disciplinas que ajudarão na escolha da habilitação. Passado isso, o graduando deverá escolher uma especialidade, se formando em uma habilitação única: Língua Portuguesa, Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Russo ou ainda Lingüística (ciência que estuda a linguagem verbal). Outra opção é uma habilitação dupla, sendo assim então o estudo do Português e em uma língua e literatura estrangeiras, ou somente Língua Portuguesa com Lingüística.

O horário da gradução na faculdade de línguas na USP é tanto de manhã quanto à noite. No último vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), foram oferecidas 422 vagas para o período matutino e 427 para o noturno. Para as habilitações em Português; Linguística; Grego; Latim; Inglês; Espanhol; Francês; Alemão; Italiano; Árabe; Armênio; Chinês; Hebraico; Japonês; Russo; Português e em Linguística; Português e em Grego; Português e em Latim, a duração do curso é de oito semestres. As demais são realizadas em dez períodos.

Os graduandos têm a oportunidade de iniciarem a vida profissional sendo monitores-bolsitas no Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Nesse local, são oferecidas aulas de língua instrumental, voltada à leitura de textos acadêmicos de outros idiomas; aulas de Português para estrangeiros, redação em Língua Portuguesa e Inglês, além de preparar alunos para exames de proficiência em Inglês.

A faculdade de línguas da USP também tem um outro diferencial: o incentivo à pesquisa. Ela oferece iniciação científica, em que os graduandos escolhem um grupo de estudo e são orientados por um professor a investigar determinado tema usando o método científico. Nessa modalidade, os alunos poderão receber um apoio financeiro através de bolsa e/ou auxílio. Contudo, também há pesquisas em que não há oferecimento de ajuda monetária, mesmo assim, o estudante recebe um documento que reconhece sua participação na iniciação científica.

Os interessados em ingressar na USP, devem saber que é necessário realizar o vestibular da Fuvest. Este ano, a previsão é de que o manual do candidato com todas as informações necessárias seja divulgado no dia 1º de agosto e que as inscrições estejam abertas entre os dias 26 do mesmo mês até 9 de setembro. No dia 27 de novembro, já está programado para ser aplicado o exame da primeira fase do concurso e de 8 a 10 de janeiro, da segunda etapa. A matrícula está prevista para ocorrer nos dias 8 e 9 de fevereiro. Não perca esta grande chance.

Top