Faculdade na Cásper Líbero de Jornalismo

Não faz muito tempo, uma nova lei regulamentou que, para se exercer a função de jornalista, não havia mais necessidade fazer faculdade, ter o…

Por Redacao em 12/07/2011

Não faz muito tempo, uma nova lei regulamentou que, para se exercer a função de jornalista, não havia mais necessidade fazer faculdade, ter o diploma, fazer graduação, mestrado e, muito menos, doutorado. Tudo bem, isso pode ter sido decidido, mas não quer dizer que não é um ponto a favor ter o diploma de um jornalista formado em uma ótima universidade. Para aqueles que pensam desta forma, uma excelente opção é fazer o curso de jornalismo oferecido pela Cásper Líbero.

Mas antes de falarmos do curso da instituição, vamos bater um papo sobre o que é ser um jornalista. Trata-se de uma atividade focada na comunicação. É  função do jornalista trabalhar com as notícias de qualquer região do planeta, tanto atuais quanto as mais antigas. Atualmente o termo é mais conhecido por ser responsável pelas notícias de última hora.

O jornalista também deve saber editar e publicar a notícia. As oportunidades de trabalho são vastas e se concentram fortemente na área da imprensa. Revistas como a Veja, jornais diversos, programas de notícias nas rádios e nas televisões (no caso telejornal), sites, blogs, assessorias de imprensa, enfim, muitas oportunidades de trabalho estão disponíveis, só é preciso saber em qual delas você se dá melhor, qual tem mais a ver com seu perfil.

Existe uma lista de coisas que são prioridade, e que todo bom jornalista deve saber, na hora de produzir e em seguida publicar uma notícia. A lista se resume em:

  • O quê? – Uma descrição breve do fato ocorrido
  • Quem? – O(s) envolvido(s) no caso
  • Quando? – O instante em que aconteceu a notícia
  • Onde? O lugar em que o fato ocorreu
  • Como? – Uma explicação mais detalhada de como aconteceu para tirar maiores dúvidas de quem ouve ou lê
  • Por quê? – Explica o porque do ocorrido

Ao final desta lista de informações, é preciso que as notícias extraídas estejam postas em conjunto, sempre de forma clara e objetiva. Ninguém quer ler uma notícia que demore demais para passar a informação. Quando se começa a ler, a mente já está inconscientemente procurando pela parte que vai dizer de fato o que aconteceu. Essa parte é cuidadosamente tratada durante a edição, que como já foi dito antes, é a organização das informações.

Existem muitos outros aspectos que compõem o jornalismo e a sua história está presente desde épocas muito remotas. Além disso, é uma profissão eterna, já que os fatos irão sempre ocorrer e o povo sempre irá buscar informações sobre eles.

Se o seu interesse é voltado para o jornalismo, procure pela Cásper Líbero. Trata-se de uma instituição de ensino bem conceituada, que já formou excelentes profissionais. Aqui o curso é completo e transformará você em um profissional completo, pronto para enfrentar o mercado. O “Guia do Estudante” deu 4 estrelas para o curso, que foi classificado como muito bom. Além das matérias óbvias, existe um cuidado com a formação cultural e humana do aluno e, para isso, existem professores de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Teoria de Comunicação, que são fatores essências para a formação de um jornalista pensante. O curso é anual e seu valor é de R$ 927,04, sujeito a possíveis reajustes. Não perca a chance de fazer um dos melhores e mais completos cursos de jornalismo do Brasil!

 

Top