Faculdade História USP

Os historiadores são essenciais para a tornar a vida humana mais sábia e  conhecedora de nosso passado. É a série de acontecimentos da história…

Por Redacao em 19/07/2011

Os historiadores são essenciais para a tornar a vida humana mais sábia e  conhecedora de nosso passado. É a série de acontecimentos da história que indica como estamos nessa situação hoje. Essas fatores refletem como somos hoje e o conhecimento deles torna-se necessário para podermos nos conhecer e também poder usar estes acontecimentos como exemplos para acontecimentos futuros.

Quem gosta de história e deseja fazer um curso de graduação deve realizar o curso em uma universidade altamente capacitada, como a Universidade de São Paulo (USP). Para fazer um curso de História não basta ter professores bons, é essencial que a universidade ofereça meios que possa conhecer a história de uma maneira mais presencial e mais dinâmica, não apenas em uma sala de aula. O curso de História da USP é um dos melhores do Brasil que além de apresentar professores altamente capacitados, o método de ensino é bem diferenciado, no qual o aluno desfruta de visitas a museus e locais históricos, conta com laboratórios e ótimos materiais didáticos.

O aluno que escolhe o curso de graduação de História da USP busca formar profissionais com capacidade de atender as demandas de ensino e pesquisa, no qual independente da categoria escolhida, o aluno no final estará apto a dominar conhecimentos necessários a compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção. O principal objetivo do curso é formar alunos atualizados que possam atender as necessidades do mundo atual, sendo capaz de dominar técnicas de análise semântica ou semiótica aplicada a diferentes linguagens (textual, iconográfica, audiovisual, etc), saber elaborar vídeos e CD-ROMs, manejar estatística e fazer simulações complexas utilizando o computador, além de usar apenas a forma discursiva das salas de aulas. São 8 laboratórios para estudo e pesquisa de diversos assuntos na área, sem mencionar o vasto número de salas, a biblioteca e muitos outros elementos da infra-estrutura.

O aluno que deseja realizar o curso de Bacharelado ficará presente da universidade cerca de 8 semestres (duração do curso) e por fim poderá trabalhar com pesquisas em museus e arquivos e ainda em instituições públicas e empresas privadas. O bacharel também tem, recentemente, trabalhado prestando assessoria e consultoria a empresas, órgãos públicos e meios de comunicações. Vale lembrar que  o estudante de Bacharelado em História pode ao mesmo tempo obter o diploma de Licenciatura, desde que curse disciplinas na Faculdade de Educação e no próprio Departamento de História relacionadas à formação de Professores.

O Departamento de História faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Para você que deseja uma vaga dentro do curso deve ficar atento ao Vestibular da USP, pois este é o único meio para obter uma vaga. O Campus onde está situado o departamento fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315 CEP: 05508-900 na Cidade Universitária em São Paulo. Para mais informações você pode acessar o site do Departamento de História em http://www.historia.fflch.usp.br ou ainda no site oficial da USP no sítio www.usp.br.

Top