Faculdade de Jornalismo USP

Quem sonha em estar atrás das câmeras apresentando um telejornal? Ou fazer um maravilhoso texto para estampar as manchetes de jornais? Somente quem é…

Quem sonha em estar atrás das câmeras apresentando um telejornal? Ou fazer um maravilhoso texto para estampar as manchetes de jornais? Somente quem é formado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pode exercer tal atividade dentro de um meio de comunicação como TV, jornais, rádio e internet (que é um atual canal de se colocar notícias).

Algumas universidades públicas oferecem o curso de jornalismo. Certamente, por não serem pagas, a concorrência tende a ser maior, justificando o porquê da concorrência ser tão grande nos órgãos de iniciativa pública. Um bom exemplo é o curso de comunicação social da Ufba (Universidade Federal da Bahia) que é uma das melhores entidades de nível superior do Brasil e que por isso tem uma grande concorrência em todos os seus cursos, inclusive do de jornalismo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também oferece o curso de comunicação social com habilitação em jornalismo e está entre os cursos mais procurados por quem se propõe a fazer processo seletivo na instituição. Isso porque em grandes capitais há muitos veículos de comunicação que servem como meio para as pessoas alcançarem o mercado de trabalho.

Então para os amantes de saber trabalhar com uma notícia dando a ela a interpretação que os fatos precisam freqüentar as aulas de uma boa instituição de ensino se faz essencial para quem deseja se sair bem na carreira de jornalismo. Sem contar que um profissional desta área tem o dever de ler muito, estar sempre antenado com os fatos e estar por dentro, sempre com uma visão crítica, de tudo que acontece no Brasil e no mundo.

E por falar em se preparar para o mercado de trabalho é bom sempre levar em consideração que está numa boa faculdade a oportunidade de começar a fazer diferença como jornalista no segmento profissional. E entre as melhores está a faculdade de jornalismo da USP, uma entidade de nível federal que é considerada como a melhor universidade do Brasil.

Por ser de excelente conceituação junto ao MEC (Ministério da Educação e Cultura) não é fácil integrar o corpo discente da USP. No mínimo, o futuro estudante de jornalismo tem que ter disciplina e vontade de vencer grandes obstáculos quando o assunto for obter uma aprovação no vestibular da entidade que é realizado pelo Fuvest.

Está interessado em saber como ser aprovado no curso de jornalismo da USP? Comece tendo horários regulares de estudo; leia bastante e fique a par do seleção de assunto que a Fuvest tende a explorar no seu processo seletivo. No mais, é ter obstinação e garra para conseguir ser aluno de jornalismo USP, uma das mais bem conceituadas unidades educacionais do Brasil. Fique atento ao prazo de inscrição para o Processo Seletivo da USP 2012 e não perca tempo, comece logo a estudar com dedicação e boa sorte! Mais informações no www.fuvest.com.br

Top