Faculdade de Futebol

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo e mais praticados também.Dificilmente podemos ver alguém que não goste deste incrível esporte, o futebol é…

Por Redacao em 11/07/2011

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo e mais praticados também.Dificilmente podemos ver alguém que não goste deste incrível esporte, o futebol é praticado em quase todos os países em função de sua forma de disputa atraente e seu jeito simples de jogar. Basta uma bola e alguns jogadores para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube,  desde cedo crianças e jovens começam a praticar o futebol.

Mas como tudo na vida, o futebol também necessita de cada vez mais conhecimento para que se entenda seu sentido verdadeiro frente ao país e ao mundo. É preciso um estudo científico do futebol. Hoje no Brasil há um despreparo generalizado que abrange desde o torcedor na arquibancada até o jogador propriamente dito. Muitos problemas que vem enfrentando a população brasileira são decorrentes da falta de informação. Não existem políticas adequadas e são poucos os que conhecem de fato a indústria do futebol.

Os jogos mundiais que estão por vir têm influenciado muito o desenvolvimento do estudo científico do esporte e por isso algumas escolas de capacitação em gestão esportiva começam a surgir no mercado brasileiro. As que já existem tendem a expandir suas atividades nesta área, reforçando e ampliando a oferta de serviços direcionados à indústria do futebol. Essa unidades de negócio oferecem soluções e serviços para o mercado esportivo, considerado um dos setores mais promissores da economia mundial.

No entanto quando se trata de futebol pensa-se logo na glamorosa sequência: campo, jogador, bola, gol, campeão, fama, dinheiro… . Lembre-se do gandula, do bandeirinha, do caixa da bilheteria, do segurança, do médico e todas as outras pessoas que deveriam ter um conhecimento muito além de básico sobre regras de conduta em estádios, primeiros socorros, regras do jogo e etc. A função de um treinador, por exemplo, está atrelada a várias questões  gerenciais além de escolher  a equipe e conduzi-los em jogo. Um treinador também precisa de diploma. O sucesso dele será medido não apenas pelos seus resultados desportivos como pelo seu desenvolvimento social e humano.

As unidades de ensino tendem a mudar a realidade no Brasil.  Com elas, vêm surgindo novos métodos e formatos de cursos para uma diversidade de público. Encontramos no mercado atualmente cursos de treinamento, em sua maioria a distância, direcionados a profissionais que querem se aprofundar em uma área específica ou se atualizar; ex-atletas; dirigentes esportivos; qualquer outro profissional de qualquer outra área que tenha interesse ou ligação indireta ou direta com o futebol. São cursos de diversas áreas desde Marketing a Direito, todos relacionados ao esporte.

Para o Brasil, de modo geral, os benefícios são sempre indispensáveis quando o assunto é educação. Despertar profissionais para um mercado promissor, preparando alunos de forma profissional e capacitando os já profissionalizados para novas técnicas gerenciais é sempre um ideal a se buscar.  O conhecimento é uma tarefa árdua e responsabilidade de todos. O futebol é uma das atividades esportivas mais reconhecidas e cultuadas no mundo contemporâneo, porém ainda é um fenômeno pouco estudado no que diz respeito a educação e sociedade.

Confira a seguir onde fazer faculdade de futebol:

Universidade do futebol: www.universidadedofutebol.com.br

Educa edu: www.educaedu-brasil.com

Top