Faculdade de Engenharia Mecânica SP

O desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos são tarefas desempenhadas na área da Engenharia Mecânica. Com um trabalho conjunto com engenheiros…

Por Redacao em 05/07/2011

O desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de máquinas e equipamentos são tarefas desempenhadas na área da Engenharia Mecânica. Com um trabalho conjunto com engenheiros eletrecistas, de materiais, de produção e de automação e controle, o engenheiro mecânico é reponsável por calcular quantidades de matéria-prima, providenciar moldes de peças a serem fabricadas, criar protótipos, testar produtos, organizar sistemas de armazenagem, supervisionar processos, entre muitas outras atividades relacionadas. Um engenheiro mecânico deve, antes de qualquer coisa, ter afinidade com a matemática e a física, já que seu trabalho consiste na aplicação destas duas ciências nos projetos desenvolvidos.

Se você pretende se tornar um engenheiro mecânico, nada melhor do que procurar um bom curso para garantir uma boa formação e um lugar no mercado. A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, oferece o curso de Engenharia Mecânica, que tem como uma das missões atingir padrões de excelência mundial na educação de engenheiros.

O curso de Engenharia Mecânica da FAAP é dividido em quatro eixos temáticos, compostos por Bioengenharia, Automação da Manufatura, Gestão e Empreendedorismo e Design, Processos e Sistemas. O curso é sustentado por um processo pedagógico que oferece aos alunos a oportunidade de praticar o raciocínio lógico, sem deixar o espírito crítico, analítico e humanístico de lado.

A estrutura curricular do curso, que tem duração de cinco anos, é formada por disciplinas que passam pelas áreas Física, Matemática, Administração e Gestão, por exemplo.  Durante os dez períodos, os alunos cursam, entre outras disciplinas: Empreendedorismo e Plano de Negócio, Geometria Analítica, Oficina de Criatividade, Álgebra Linear, Ciências do Ambiente, Processos de Fabricação, Projeto Assistido por Computador, Design de Sistemas Mecânicos, Conversão de Energia, Biomecânica, Análise de Decisões e Riscos e Manufatura Integrada.

Para ingressar na FAAP, o aluno deve participar do processo seletivo da instituição, que pode ser feito de três maneiras: Processo Tradicional, Processo Seletivo Especial e Processo Seletivo Contínuo. Para mais informações sobre datas e condições de ingresso, acesse: https://seletivo.faap.br/index.htm

Mercado de trabalho

Ao iniciar um curso de graduação, o aluno deve levar em consideração as perspectivas do mercado de trabalho daquela área para o período em que irá se formar. Essa atitude ajuda na preparação profissional, durante a formação, para uma área específica de atuação, por exemplo. O crescimento econômico observado no Brasil atualmente mostra que todas as áreas da engenharia são uma boa aposta, principalmente no que diz respeito à expansão dos mercados internacionais, principalmente em relação à China.

Desta forma, durante o curso de Engenharia Mecânica, o aluno já pode se preparar para atuar em uma das diversas áreas que a profissão possibilita:

– Máquinas e equipamentos: responsável por projetos e coordenação na fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.

– Pesquisa e Desenvolvimento: uma das áreas que mais tem tido destaque nas empresas visionárias, o engenheiro mecânico colabora com o desenvolvimento de protótipos de máquinas, além da realização de testes de produtos, para definir modificações necessárias e contribuir com processos de inovação.

– Processos: pesquisa e desenvolvimento de produtos e gerenciamento das várias etapas de sua fabricação.

– Projeto: planejamento , instalação e adaptação de linhas de produção.

– Vendas técnicas: acompanhamento da comercialização da produção e suporte técnico a clientes.

Top