Faculdade de biologia em Sorocaba

A cidade Sorocaba, recebe alunos de várias partes do país para estudar nas universidades localizadas no município. Um dos cursos mais procurados, é o…

Por Élida Santos em 22/11/2011

A cidade Sorocaba, recebe alunos de várias partes do país para estudar nas universidades localizadas no município. Um dos cursos mais procurados, é o de Biologia ou Ciências Biológicas. A faculdade de Biologia busca atender a crescente necessidade da sociedade de entender e cuidar dos processos naturais.

A Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) possui campos na cidade de Sorocaba e é uma das instituições da cidade que oferece o curso de Ciências Biológicas. O curso é muito concorrido, pois, além da universidade ser federal, ou seja, o aluno não paga nada para estudar no Campus, o curso é um dos melhores do país, e possui apenas 40 vagas por ano.

A Ufscar-Sorocaba oferece o curso no período integral, com duração de oito semestres, sendo que o aluno pode escolher o curso na modalidade bacharel ou licenciatura. O profissional dessa área, poderá atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs) do segmento, poderá atuar como professor ou até mesmo em empresas públicas e privadas que possuam departamentos que cuide do assunto na instituição.

Os estudantes que ingressam no curso oferecido pela universidade federal localizada em Sorocaba, têm aulas das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática. Nesse momento do curso, os estudantes de Ciências Biológicas bacharel ou licenciatura cursam juntos. Essas aulas são aplicadas nos três primeiros semestres da faculdade. No decorrer do curso, as turmas são separadas, e os estudantes passam a exercerem a função de professor  e começam a ter disciplinas voltadas para a educação do ensino Médio e Fundamental.

A formação visa não só formar o profissional para atuar nas escolas, mas também, dá suporte para que esse profissional vivencie pesquisas no campo científico, tendo contato com campos laboratoriais. Dessa forma, o estudante, que futuramente será professor (no caso dos formandos em cursos de licenciatura), entenderá toda a dinâmica da disciplina e poderá explicar melhor para os alunos, ou se preferir seguir carreira de pesquisador terá um cenário propício para exercer tal função.

Já os formados em Ciências Biológicas em cursos de bacharel, não poderão atuar como magistrados, porém, poderão ser pesquisadores e trabalharem  em empresas públicas e privadas na área. Com a preocupação crescente em maximizar o desempenho de produções de produtos que envolvem a biologia animal e vegetal, as empresas buscam cada vez mais, profissionais com conhecimentos específicos na área de biologia.

Top